PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARINA ALESSANDRA DA NÓBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARINA ALESSANDRA DA NÓBREGA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: ppgaes
TÍTULO: Política de Inclusão para a pessoa com deficiência. Desafios da prática pedagógica no IFPB.
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão, Prática pedagógica e Pessoa com Deficiência
RESUMO: A pesquisa em questão pretende investigar as práticas metodológicas dos docentes para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos com deficiência. A problemática guia do trabalho busca investigar quais as práticas metodológicas que favorem os processos de aprendizagem de alunos com deficiência no IFPB? O estudo objetiva analisar quais as escolhas e/ou estratégias metodológicas utilizadas pelos docentes que favorecem processos de aprendizagens aos alunos com deficiência? A pesquisa tem natureza predominantemente qualitativa, exploratória e descritiva e propiciará uma análise da prática docente voltada às aprendizagens da pessoa com deficiência. Trata-se de um estudo de caso que será realizado a partir de uma revisão bibliográfica e documental a respeito do tema da inclusão, no que tange a análise das políticas educacionais que fundamentam as práticas educativas inclusivas e o desenvolvimento de ações no campo da prática docente. A partir dos dados buscar-se-á desenvolver uma cartilha com proposições de práticas metodológicas de aprendizagem que poderão ser utilizadas pelos docentes no cotidiano do processo de inclusão da pessoa com deficiência.
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 1063396 - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS