PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CLAUDIA PATRICIA DA NOBREGA NUNES PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA PATRICIA DA NOBREGA NUNES PEREIRA
DATA: 31/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: CEDESP / UFPB
TÍTULO: Avaliação da Política Pública de Assistência Estudantil na Universidade Federal da Paraíba: Saúde Mental e Trajetória Acadêmica dos estudantes atendidos pela Residência Universitária.
PALAVRAS-CHAVES: Política de Assistência Estudantil; Saúde Mental; Sofrimento e adoecimento mental; Educação superior; Trajetória acadêmica
PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: Pesquisas relacionadas à saúde mental do estudante universitário têm crescido nos últimos anos e se tornado um tema importante para investigação e análise devido as consequências que esse adoecimento desencadeia na vida universitária e, por conseguinte à instituição. O sofrimento mental na educação superior acomete uma parcela cada vez maior de estudantes, influenciando a fase de transição para vida adulta, repleta de responsabilidades, deveres e exigências para formação profissional, atingindo o desempenho acadêmico dos mais vulneráveis nos aspectos psicológicos que o contexto universitário proporciona, nos instigando a buscar as causas do sofrimento mental e a solução para um melhor enfrentamento dos desafios e adaptação da vida acadêmica pelos estudantes em suas vulnerabilidades. Nessa perspectiva foi definido como objetivo principal da pesquisa analisar os transtornos relativos à saúde mental apresentado pelos estudantes universitários, moradores da Residência Universitária atendidos no CRAS, e sua relação com a sua trajetória acadêmica nos cursos da UFPB. Utilizamos o método exploratório-descritivo a partir do levantamento de fontes bibliográficas, documentais e análise dos questionários aplicados, tendo como referencial metodológico a Análise de Conteúdo (Bardin, 2010). Identificamos com esse estudo que existem vulnerabilidades associadas à saúde mental dos estudantes-residentes que procuram o CRAS, que promovem sofrimentos que fragilizam o desempenho e consequentemente a trajetória acadêmica dos estudantes. Foi observado que a assistência psiquiátrica proporcionada pelo CRAS promove uma resposta positiva e melhora do bem-estar mental dos acompanhados pelos profissionais. Como produto dessa dissertação, foram propostos elementos gerais que facilitariam à implementação e desenvolvimento de um programa de atuação multiprofissional, envolvendo diversos atores no resgate a saúde mental acadêmica, de acordo com os elementos apontados na pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Interno - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 380.356.264-34 - RONALDO BEZERRA DE QUEIROZ - UFPB