PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GILMARA DE LIMA NOBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILMARA DE LIMA NOBREGA
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E POLÍTICAS DE GESTÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Internacionalização. Educação Superior. Financiamento. Recursos. Gestão. Universidade.
RESUMO: A Internacionalização das universidades passou por grandes transformações e adaptações à mudanças de diferentes cenários políticos, econômicos e culturais no aspecto global. O processo requer reflexões que considerem sua complexidade, contextos e variáveis que busquem elevar os níveis de qualidade da educação superior. Para tanto, também requer políticas de gestão e financiamento bem mais elaboradas em diferentes áreas de atuação e que resultam em desafios e oportunidades para as Instituições. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo geral compreender o financiamento da educação superior na UFPB no âmbito da internacionalização. Para se alcançar esse objetivo, faz-se necessário analisar o processo de Internacionalização da Universidade Federal da Paraíba, bem como, descrever a gestão dos recursos financeiros aplicados às ações de natureza internacional, tendo como base as atividades de desenvolvimento de docentes, discentes e técnico-administrativos. A pesquisa situa-se entre os setores da Agência UFPB de Cooperação Internacional - ACI, Pró-Reitoria de Administração - PRA e Pró-Reitoria de Pós-Graduação - PRPG. Caracteriza-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, exploratória, descritiva, bibliográfica e documental. Quanto a análise de dados obtidos, para além do referencial teórico será realizada uma busca para fins comparativos em processos de internacionalização de outras Universidades Federais. A partir dos resultados encontrados, pretende-se desenvolver um relatório diagnóstico, que espera-se contribuir para melhorias na gestão dos recursos financeiros e planejamento das estratégias e ações direcionadas à internacionalização da UFPB.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 662.124.649-87 - SERGIO ADELAR BRUN - UTFPR