PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JARDEL OLIVEIRA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JARDEL OLIVEIRA ARAUJO
DATA: 31/08/2022
LOCAL: João Pessoa - PB
TÍTULO: A EXPERIÊNCIA DO HOME OFFICE PÓS-PANDEMIA DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO CENTRO DE TECNOLOGIA (CT) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)
PALAVRAS-CHAVES: Sars-Cov-2. Home Office. Universidade Federal da Paraíba.
RESUMO: No inicio de 2020 o vírus Sars-Cov-2 surpreendeu o mundo com seu alto poder de contágio e letalidade e fez com que as pessoas adaptassem sua rotina com vistas a reduzir a transmissibilidade. No campo do trabalho, as organizações, públicas e privadas, em sua maioria, passaram a funcionar através do home office, que é o desenvolvimento das atividades laborais em domicílio com o auxílio das tecnologias da informação e comunicação. No caso dos servidores públicos, esta nova realidade era muito mais desconhecida, visto que poucas organizações públicas passaram por esta experiência em períodos anteriores. Neste contexto, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) interromperam suas atividades presenciais e passaram por diversos desafios no desenvolvimento das suas atividades. Desta forma, este trabalho tem como principal objetivo analisar a experiência do home office, determinado pela pandemia, dos servidores técnico-administrativos do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se, portanto de uma pesquisa descritiva, que se propõe a descrever aspectos relacionado ao fenômeno citado, e exploratória, pois considera um contexto/grupo ainda não estudado. Como instrumento de coleta, será aplicado um formulário eletrônico, desenvolvido através da plataforma “Cognito Forms”, que faz a extração dos dados para o formato compatível com o software Microsoft Excel, e será aplicado aos servidores da Instituição que durante o período que ela permitiu o home office (17 de março de 2020 à 06 de junho de 2022), estavam submetidos a esta modalidade de trabalho, e buscará extrair aspectos citados na literatura abordada que podem influenciar na experiência do home office, seja do ponto de vista positivo ou negativo, como o tipo de atividade realizada pelo trabalhador, sua faixa etária, o contexto familiar em geral, a quantidade de filhos, compartilhamento de mesma moradia com os filhos, a responsabilidade sobre os afazeres domésticos, a capacidade técnica de manuseio das ferramentas tecnológicas, a disponibilidade de infraestrutura adequada na residência, entre outros. As respostas serão analisadas qualitativamente através da análise de conteúdo de Bardin. Como resultados espera-se que a experiência estará diretamente associada às particularidades do setor ao qual o indivíduo é vinculado, ao perfil do servidor, como idade, gênero e escolaridade, e também à sua familiaridade com as tecnologias da informação e comunicação.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES