PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: JOSE DE MIRANDA FREIRE JUNIOR

DISCENTE: JOSE DE MIRANDA FREIRE JUNIOR
DATA: 25/08/2022
LOCAL: Plataforma Meet
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE SUA (DES)ARTICULAÇÃO COM A POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
PALAVRAS-CHAVES: Técnicos-administrativos. Formação e capacitação continuada. Programa de Desenvolvimento de Pessoas. Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo analisar a política nacional de desenvolvimento de pessoas e formação continuada dos Técnicos Administrativos em Educação (TAES) e como estas se (des) articulavam com a política de formação de pessoal desenvolvida pela PROGEP/UFPB. O referencial teórico tratou da formação continuada dos servidores Técnico-Administrativos da Universidade, no contexto das reformas administrativas e os princípios da gestão pública, que demandam dos servidores públicos eficiência e o desenvolvimento contínuo. O estudo discutiu a legislação que estrutura o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no contexto das Instituições Federais de Ensino, trazendo contribuições de autores de áreas diversas. A pesquisa, de natureza descritiva e explicativa, exploratória e qualitativa, foi desenvolvida por meio de um estudo bibliográfico e documental, com a realização de entrevistas com duas gestoras da PROGEP-UFPB, sendo os dados gerados tratados a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Com os resultados, demonstramos o que ocorreu nas políticas de educação de formação e capacitação continuada da instituição com as recentes alterações legislativas. Nossos achados apontam que a ENAP ganhou maior relevância na nova PNDP, investindo no desenvolvimento das competências transversais, que contribuem para a efetividade dos processos de trabalho em diferentes contextos organizacionais; e nas competências de liderança para o exercício de funções de liderança na administração pública. Um dos destaques trazidos pela nova política foi o fortalecimento do planejamento da capacitação vinculada com os objetivos organizacionais, alinhado à estratégia organizacional, à transparência e ao controle sobre os dados de desenvolvimento, incluindo a gestão de riscos no processo de elaboração dos planos de desenvolvimento.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO