PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIA FELIX DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIA FELIX DA SILVA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Plataforma Meet
TÍTULO: CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS TÉCNICOS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS: contribuição para a política de formação continuada de um Instituto Federal
PALAVRAS-CHAVES: Técnicos em Assuntos Educacionais. Identidade Profissional. Políticas de Formação Continuada. Desenvolvimento Profissional.
RESUMO: Com o olhar sobre o desenvolvimento profissional dos Técnicos em Assuntos Educacionais do Instituto Federal da Paraíba, esta pesquisa pretende investir na discussão sobre a formação continuada a que esses servidores tiveram acesso desde seu ingresso na Instituição e sua contribuição no processo de construção da sua identidade profissional. Nesse sentido, tem por objetivo analisar como a política de formação do IFPB tem contribuído para o desenvolvimento profissional dos Técnicos em Assuntos Educacionais e para construção da sua identidade profissional. Como contexto geral, o estudo articula a discussão dialogando com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, que tem por finalidade trazer benefícios e melhorar a eficiência, eficácia e qualidade nos processos de prestação de serviços públicos oferecidos à sociedade, bem como, o desenvolvimento dos servidores públicos. Para colocar em prática a investigação surge a seguinte questão: Como os técnicos em assuntos educacionais do Instituto Federal da Paraíba, com diferentes formações, vêm construindo sua trajetória profissional e qual o apoio institucional recebido? A metodologia aplicada nesta pesquisa é classificada como exploratória descritiva, seguindo uma abordagem qualitativa, tendo como base estudo bibliográfico e documental. Os dados gerados a partir da realização de entrevistas com gestores e da aplicação de questionários com os TAEs serão analisados por meio da análise de conteúdo.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira