PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA DANYELLE EVANGELISTA FREIRE DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIA DANYELLE EVANGELISTA FREIRE DE ARAÚJO
DATA: 29/08/2022
LOCAL: CEDESP / UFPB
TÍTULO: EVASÃO E PERMANÊNCIA EM ESTUDANTES QUE INGRESSARAM POR COTAS RACIAIS NOS CURSOS DE BACHARELADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB), CAMPUS JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Ações Afirmativas; Cotas raciais; IFPB, Educação Superior
RESUMO: A política de cotas raciais é uma ação afirmativa fundamental na correção das desigualdades e na reparação de uma história de marginalização sofrida pela população negra através da garantia do acesso ao ensino superior. Contudo, tão importante quanto à garantia do acesso é o acompanhamento desses estudantes cotistas, garantindo assim sua permanência e conclusão do curso escolhido. Essa pesquisa tenta responder a seguinte questão: Quais os principais fatores que contribuem para a permanência de estudantes que ingressaram por meio de cotas raciais no Cursos de Bacharelado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, no período de 2016 a 2021? Nesse sentido, a presente pesquisa objetivou analisar os fatores que contribuem para a permanência de estudantes que ingressaram por meio de cotas raciais nos Cursos de Bacharelado em Administração do IFPB, Campus João Pessoa, no período de 2016 a 2021. Para tanto, buscou-se, inicialmente, levantar dados acadêmicos dos alunos cotistas e não cotistas do Cursos Superior de Bacharelado em Administração do IFPB, Campus João Pessoa; caracterizar o perfil sociodemográfico e identificar quais os principais fatores de evasão de estudantes que ingressaram por meio de cotas raciais e dos que permaneceram nesses cursos; e identificar as políticas de combate à evasão para estudantes que ingressaram por meio de cotas raciais no IFPB, Campus João Pessoa. Por fim, como produto dessa dissertação, pretendemos propor uma Cartilha de Ações de combate à evasão e/ou de acompanhamento acadêmico para alunos cotistas do IFPB, Campus João Pessoa. A pesquisa encontra-se dividida em etapas que serão desenvolvidas ao longo do estudo.
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO