PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: PATRÍCIA DEISYMAR SILVA MARTINS

DISCENTE: PATRÍCIA DEISYMAR SILVA MARTINS
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Plataforma Meet
TÍTULO: A POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE: UM OLHAR SOBRE A MOVIMENTAÇÃO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO
PALAVRAS-CHAVES: Movimentação docente. Instituto Federal. Política de pessoal. Remoção
ÁREA: Educação
RESUMO: Diante da expansão e interiorização dos Institutos federais (IFs), houve o ingresso de novos docentes e técnico-administrativos em campi recém-criados, gerando uma grande movimentação desses servidores na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Nesse contexto, observou-se um número significativo de demandas por remoção externa (entre IFs), por meio de permuta, e interna entre campi que foram atendidas, movimentação esta que gera dificuldades das novas unidades completarem seu quadro de pessoal. Neste âmbito, esta pesquisa teve como objetivo analisar a política de movimentação de pessoas do IF Sertão, nomeadamente a remoção interna, sob a ótica dos docentes atendidos ou não em suas demandas por remoção. Inicialmente, foi realizado um estudo de caráter exploratório nos Institutos do Nordeste, com olhar sobre a remoção de docentes na Região, para compreender e embasar esse fenômeno vivenciado no IF lócus de nossa pesquisa, bem como pesquisa bibliográfica a luz de trabalhos publicados na área e principais autores que tratam a temática. Nossa pesquisa se constituiu em um estudo de caso, tendo como lócus o Instituto Federal do Sertão Pernambucano, seguindo a abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de questionários semiestruturados direcionadas aos docentes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano que solicitaram remoção no período de 2017 a 2020. Os resultados apontaram que os docentes procuram a remoção principalmente por motivos pessoais associados à falta de infraestrutura da cidade e que as políticas de remoção, de uma forma geral, são satisfatórias e acontecem continuamente na Instituição, favorecendo dessa maneira ao equilíbrio entre o desejo do servidor docente e as necessidades da instituição.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO