PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: REGINA LEMOS PAIVA

DISCENTE: REGINA LEMOS PAIVA
DATA: 17/08/2022
LOCAL: ppgaes
TÍTULO: IMPACTOS SOCIAIS DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS DO CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA CIDADE DE SUMÉ/PB
PALAVRAS-CHAVES: Extensão Universitária; Desenvolvimento Regional; Indicadores de Desenvolvimento Social.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO: Historicamente, a sociedade brasileira é marcada por intensas desigualdades que geram processos de exclusão em vários âmbitos da sociedade. No que tange à exclusão educacional, os povos do campo são um grupo de destaque nesse processo, sem maiores oportunidades de formação a nível superior. As universidades, no Brasil são fundamentadas no tripé do Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo esta última a função da difusão do conhecimento científico com a comunidade externa, adquirindo a Extensão um grande potencial transformador da realidade social. Desta feita, a promoção da formação em cursos superiores para os povos do Campo, vem se expressando a partir de políticas de formação na interseção dos movimentos sociais e universidades. Nesse conjunto situa-se o Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG – Campus Sumé, com o objetivo de construir estratégias de formação a partir de uma organização curricular pertinente à realidade dos povos que habitam e trabalham no campo. Partindo deste contexto, o presente trabalho tem como questão de pesquisa: Quais os impactos sociais produzidos pelas ações extensionistas do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo na cidade de Sumé/PB? A hipótese de que o impacto social das ações de Extensão impulsiona a relação universidade e sociedade, mas também o desenvolvimento educacional da região constitui o guia da investigação e do estudo a partir das categorias teóricas de educação superior, neoliberalismo, extensão universitária e desenvolvimento social e educacional. Para tanto, o objetivo geral é analisar indicadores de desenvolvimento educacional para avaliar os impactos das ações de Extensão promovidas pelo Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - CDSA/UFCG na cidade de Sumé/PB. Para alcançar o objetivo proposto, tomamos como recorte o mapeamento das ações de Extensão dos anos de 2017 a 2020, sob uma abordagem qualitativa de análise descritiva e os procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e documental. O estudo mostrou que, através das ações de extensão universitária, o curso de Educação do Campo, do Campus Sumé/PB viabilizou a interação entre a universidade e a sociedade, fomentando o processo de criação de conhecimentos, através do público-alvo das ações extensionistas, levando informação para um ambiente menos prioritário e beneficiando o desenvolvimento educacional da região.
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO