PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO DA SILVA DUARTE LEMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO DA SILVA DUARTE LEMOS
DATA: 30/08/2022
LOCAL: CEDESP / UFPB
TÍTULO: EDUCAÇÃO SUPERIOR, TRABALHO E SAÚDE MENTAL: Promoção do bem-estar psicossocial dos servidores da reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
PALAVRAS-CHAVES: Técnico-administrativos em educação (TAE), saúde mental, psicodinâmica do trabalho, qualidade de vida no trabalho, institutos federais.
RESUMO: Usando como lente teórica a Psicodinâmica do Trabalho, esse estudo busca verificar a prevalência de transtornos mentais e comportamentais e traçar uma relação com o contexto de trabalho dos servidores técnico-administrativos da Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), nos últimos 5 anos. O estudo se justifica no aumento alarmante dos males da mente na sociedade atual, impactando todas as esferas da vida dos indivíduos, incluindo o trabalho, haja vista que trabalho e saúde mental gravitam um centro comum. Esta pesquisa traz, em um primeiro momento, um apanhado histórico sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil, destacando a missão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que integra os Institutos Federais. Traz considerações sobre a carreira dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) e seu papel fundamental no funcionamento dos IFs. O referencial téorico prossegue com a discussão da relação dialética entre trabalho e saúde mental, e como a precarização do trabalho na sociedade contemporânea está na gênese do sofrimento psíquico dos trabalhadores. Neste ponto, o estudo faz uma revisão dos estudos mais recentes sobre saúde mental e trabalho dos TAEs, passando inevitavelmente pela temática da Qualidade de Vida no Trabalho. Com enfoque quantitativo e qualitativo, esse estudo se utilizará de procedimentos como pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa survey, levantamento e grupo focal para coleta de dados, que serão interpretados, posteriormente, à luz da Análise de Conteúdo. Serão observados os programas de atenção à saúde mental vigentes no IFPB e seu alcance aos TAEs da reitoria. Com base nessa análise, poderemos propor melhorias no âmbito da atenção psicossocial e novas políticas visando o bem-estar desse grupo de servidores.
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES