PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: VANUSA VIRGÍNIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANUSA VIRGÍNIA DA SILVA
DATA: 16/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: CEDESP UFPB - CAMPUS I
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE: UM OLHAR PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Instituições de Ensino Superior; Internacionalização; CAPES-PrInt; Avaliação; Professor Visitante.
PÁGINAS: 158
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: O sistema de ensino no Brasil ainda está caminhando para inserção internacional, mas carece de políticas que incentivem o desenvolvimento de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) diante da diminuição de investimentos destinados à educação, sendo essencial o apoio das agências de fomento. Nesse sentido, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem uma atuação muito relevante para a avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), para a capacitação de recursos humanos e para a internacionalização das IES, visto que lançou em 2017 o Programa Institucional de Internacionalização (Capes-PrInt). Deste modo, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) elaborou um projeto de internacionalização para participar do Capes-PrInt, onde constavam algumas ações a serem realizadas como contrapartida do programa, dentre elas destaca-se que a partir de 2018 a universidade procedeu com a contratação de professores visitantes brasileiros e estrangeiros com elevado conhecimento para atuarem nos PPGs durante um determinado período. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o programa de contratação de professor visitante como ferramenta de internacionalização da UFPB. A pesquisa classifica-se quanto à natureza como aplicada, quanto aos objetivos como descritiva, quanto aos procedimentos técnicos como bibliográfica e documental, e quanto à abordagem do problema como qualitativa. As técnicas de coleta de dados empregadas foram a análise documental e a análise de conteúdo de Bardin. O contexto da pesquisa compreendeu as contratações de visitantes efetuadas pela UFPB no período de 2017 a 2022. Foram coletados dados dos visitantes por meio dos sítios eletrônicos da universidade e por solicitação de informação a plataforma integrada de ouvidoria e acesso à informação (Fala.BR). Os resultados demonstram a contratação de 103 professores visitantes de 2017 a 2022, a maioria do sexo masculino e de nacionalidade brasileira, nas categorias A e Sênior. Desses 103, 26 (25,24%) são professores visitantes estrangeiros que consistiram na amostra deste estudo. Dos 78 PPGS da UFPB, 52 (66,67%) contrataram visitantes nesse período. Para análise estabelecemos categorias e variáveis extraídas dos currículos lattes sobre a formação e as atividades realizadas pelos visitantes que indicam internacionalização. Destacamos que 16 (80%) dos visitantes estrangeiros tem doutorado no exterior e 20 (100%) dos visitantes tem artigos no exterior. Com base nas informações obtidas no estudo efetuamos um relatório diagnóstico do programa de contratação de professor visitante, identificamos algumas lacunas e fizemos sugestões para gestão da UFPB, criamos um roteiro com instruções para o preenchimento dos relatórios de atividades desenvolvidas pelos visitantes, especialmente de internacionalização e, por fim, propiciar informações para sistematizar o processo de avaliação dos professores visitantes pela UFPB.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO
Externo ao Programa - 1853959 - MARCIA MARIA DE MEDEIROS TRAVASSOS SAEGER