PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: CARLOS VICTOR DO NASCIMENTO MORAIS FILHO

DISCENTE: CARLOS VICTOR DO NASCIMENTO MORAIS FILHO
DATA: 16/02/2023
LOCAL: CEDESP UFPB - CAMPUS I
TÍTULO: GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE NOS RECURSOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Sustentável de Recursos Humanos. Sustentabilidade. Gestão de Recursos Humanos. UFCG. USP.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: A Gestão Sustentável de Recursos Humanos (GSRH) trata da efetiva implementação das práticas de Sustentabilidade na cultura de uma organização através das pessoas que a compõe. A presente dissertação possui como objetivo principal identificar a relação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com as práticas de gestão sustentável de recursos humanos, sendo este destrinchado em três objetivos específicos para sua consecução, quais sejam, identificar as práticas de sustentabilidade adotadas na Universidade Federal de Campina Grande, examinar as ações de gestão sustentável de recursos humanos adotadas pela Universidade de São Paulo (USP), com base nos subsistemas gestão de pessoas, e; propor um modelo de avaliação de práticas sustentáveis voltadas à gestão de pessoas na Universidade Federal de Campina Grande. Quanto a metodologia, a presente pesquisa possui caráter exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, mediante a utilização de documentos e bibliografias como ferramentas técnicas, onde, os dados obtidos da análise da UFCG foram aplicados no modelo de avaliação de práticas sustentáveis, o qual foi desenvolvido mediante a aplicação do método de análise de conteúdo de Bardin nos dados de GSRH oriundos da USP. Nos resultados, foi possível denotar que a UFCG, apesar de prever em sua visão institucional a questão da sustentabilidade, possui ínfima aplicação de práticas de gestão sustentável de recursos humanos em seu principal campus, ressaltando, desta forma, uma grande barreira a concreta aplicação do DS em suas atividades. Desta forma, o presente estudo possibilitou identificar uma grande lacuna no papel da Universidade Federal de Campina Grande junto ao seu contexto social, proporcionando também um instrumento de avaliação que permita a universidade identificar e ajustar as medidas necessárias a efetiva implantação da sustentabilidade em suas atividades.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 662.124.649-87 - SERGIO ADELAR BRUN - UTFPR