PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: CRISTIANO LIMA DE BRITO

DISCENTE: CRISTIANO LIMA DE BRITO
DATA: 27/02/2023
LOCAL: cedesc
TÍTULO: INCLUSÃO DO SURDO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: práticas inclusivas na perspectiva do Tradutor Intérprete de Libras
PALAVRAS-CHAVES: Educação superior; Inclusão do surdo; Intérprete de Libras; Práticas pedagógicas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Ensino Profissionalizante
RESUMO: A diversidade nos espaços educacionais tem colocado em evidência as necessidades de práticas inclusivas para o atendimento das particularidades de todos os indivíduos inseridos nos espaços acadêmicos, dentre eles os surdos, sujeitos linguisticamente diferentes, que requer além do TILSP-Tradutor Intérprete de Libras/Português, ações pedagógicas que precisam ser incorporadas cotidianamente em sala de aula pelos docentes para a promoção da inclusão. Nessa direção, o estudo objetiva identificar as práticas pedagógicas na perspectiva dos tradutores intérpretes de Libras/Português que contribuem para inclusão do graduando surdo. A atuação do intérprete educacional perpassa a interpretação de uma língua fonte (língua de sinais) para uma língua alvo (língua oral). Desta forma, é necessário que intérprete de Libras atue em conjunto com docente auxiliando-o com informações sobre os diversos métodos que podem ser usados em sala para na promoção da inclusão do graduando surdo. O aprofundamento da temática dar-se-á a partir da interlocução de autores como, Quadros (1997), Lacerda (1998), Valentini Bisol (2012), dentre outros. Em termos metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa de natureza exploratória, uma vez que direciona o pesquisador a buscar informações que auxiliam no processo de inclusão do sujeito surdo. Para tanto, adotou-se a aplicação de questionários semiestruturados aos TILSP que atuam no nível superior no IFPB- Instituto Federal da Paraíba Campus João Pessoa/PB e aos professores; entrevista com os graduandos surdos, bem como observação não participante em sala. Os dados coletados apontam que as atribuições do TILSP que atuam no ambiente educacional perpassam as competências técnicas de versa da língua portuguesa para Libras e se faz necessário o trabalho colaborativo do TILSP com o professor. E, como produto final apresenta-se uma cartilha com diversas sugestões apontadas pelos TILSP e Surdos participantes desta pesquisa que poderá nortear a prática dos professores que tenham discente surdo em sala de aula.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO