PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: DANIEL DIAS DOS SANTOS

DISCENTE: DANIEL DIAS DOS SANTOS
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Cedesp
TÍTULO: Retenção e Evasão na Educação Superior: o caso do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Evasão e Retenção; Educação Superior; Engenharia Civil
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo analisar como se expressam os fatores causadores da retenção e evasão no curso de Engenharia Civil da UFPB durante o período 2013 a 2022. O referencial teórico está fundamentado em discussões sobre a temática, criação das universidades brasileira e estudo sobre políticas públicas de expansão e democratização no ensino superior. Para isso, recorreremos a Saviani (2004), Gaioso (2006), Pereira (2013), Mancebo (2015), Gilioli (2016), Bortolanza (2017), Relatório da Comissão Especial do Ministério da Educação (1997), dentre outros. A pesquisa é um estudo de caso de abordagem qualitativa e quantitativa com características descritivas e exploratórias. O intervalo delimitado permitiu analisar dezoito períodos letivos entre 2013.1 a 2021.2. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a estudantes que evadiram e aos que estavam em situação de retenção prolongada. Os questionários foram encaminhados via correio eletrônico. Além disso, foram realizadas entrevistas com seis docentes que ministravam aulas para o curso. A análise dos dados foi baseada na técnica de análise de conteúdo de Bardin e na concepção de capital cultural de Bourdieu. Como resultado, verificou-se que do total de ingressantes (1038) houve 374 evadidos. Destes foram aplicados 338 questionários, desses, 43 responderam (12,7%). Com isso, verificou-se que os estudantes tendem a evadir entre os três primeiros períodos letivos, que trata-se, na maioria dos casos, de evasão aparente e que as principais causas para isso são decorrentes: da falta de interesse pelas disciplinas e/ou pelo curso (60,5%), dificuldade de adaptação (53,5%) e por descontentamento com o curso escolhido (51,2%). Quanto aos 91 discentes retidos, 42 responderam ao questionário (46%). E viu-se que a maioria está cursando entre o 10º ao 11º período letivo, e as principais causas para a retenção estão relacionadas aos fatores: o curso ser em horário integral (57,1%), a desvalorização e a falta de perspectivas com a profissão (47,6%), e a situações decorrentes da Pandemia de Covid-19 (58%). Com base nesses resultados, elaboramos um Plano de Ação Educacional (PAE), por meio da ferramenta 5W1H, contendo propostas para redução dos índices de retenção e evasão no curso de Engenharia Civil (UFPB).
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS