PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: JOSEANE DE PONTES BARBOSA

DISCENTE: JOSEANE DE PONTES BARBOSA
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Auditório do Departamento de Matemática - CCEN
TÍTULO: EVASÃO E PERMANÊNCIA DE DISCENTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS DO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN/UFPB): UM ESTUDO DE CASO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Evasão. Permanência. Educação Superior. Cursos de Graduação Presenciais em Matemática.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo geral compreender como se caracteriza a permanência e a evasão dos discentes dos cursos de graduação presenciais em matemática do CCEN, por meio de um estudo de caso, analisando características dos discentes, internas e externas à instituição, além do contexto socioeconômico e político que circunda a evasão e a permanência no ensino superior. As políticas educacionais formuladas na década de 1990 tiveram como referência os ideais do neoliberalismo e da globalização, que priorizam o setor privado em detrimento do público. A partir do governo Lula (2003-2006/2007-2010), a educação pública brasileira foi expandida e passou a incluir parcela da população historicamente excluída deste nível de ensino, por meio de programas como o REUNI. Cabe destacar que apesar da grande importância desse movimento, ele incluiu pessoas no ensino superior público, mas não tem garantido a permanência delas nos cursos de graduação, uma vez que os dados mostraram que a taxa de evasão anual no país quase duplicou entre os anos de 2006 e 2012, passando de 9,3%, no primeiro ano, para 17,4%, no último ano. O que nos mostra a acentuada necessidade de implementação de políticas públicas direcionas à permanência de alunos. Frisamos, ainda, que a evasão é um fenômeno multifacetado, que afeta os alunos, a instituição, o sistema educacional e a sociedade de modo geral. No tocante aos aspectos metodológicos, a pesquisa realizada por meio desta dissertação apresenta as seguintes características: quanto à sua abordagem: qualitativa; quanto ao método científico: dialético; quanto à sua finalidade: aplicada; e quanto aos seus objetivos: descritiva e exploratória. Dentre os resultados da pesquisa, podemos destacar que a maioria dos alunos são provenientes do ensino público; apresentam baixa renda familiar; 29,4% dos ingressantes afirmaram não está no curso desejado; apresentaram ressalvas quanto a integração acadêmica com os professores do DM e a coordenação do curso; indicaram que os laboratórios vinculados aos cursos não atendem as expectativas; concordam que a participação em programas acadêmicos com bolsa contribui para dar continuidade aos estudos; indicam que os recursos fornecidos pelos programas de assistência contribuem para dar continuidade aos estudos.
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES