PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: NATINELLE DE MENESES PINHEIRO SANTOS

DISCENTE: NATINELLE DE MENESES PINHEIRO SANTOS
DATA: 27/02/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: PRÁTICAS DE GESTÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A RETENÇÃO E A EVASÃO NAS LICENCIATURAS DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Acesso; Permanência; Retenção; Evasão, Práticas de Gestão.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: A presente dissertação de mestrado teve, como objetivos principais, analisar as principais práticas de gestão que contribuem ou podem contribuir para o monitoramento da retenção/evasão dos estudantes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Licenciatura em Ciências Agrárias e propor sugestões de boas práticas que possibilitem monitorar e minimizar esses índices, na modalidade presencial, do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), assim como gerar informações significativas, no âmbito Institucional, que viabilizem a melhoria das funções do Controle Acadêmico e auxiliem na tomada de decisões das equipes gestoras e da comunidade acadêmica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando dados secundários do Censo da Educação Superior e do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Caracterizou-se como uma pesquisa exploratória, explicativa e descritiva, utilizando-se, como técnica de coleta de dados, estudos documentais, bibliográficos e questionário. Além disso, durante as análises documentais, foi realizada a reconstrução histórica do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, vinculado à Universidade Federal da Paraíba, dando origem ao Campus III. em um estudo que descreve sua trajetória, partindo dos cursos Técnicos até os cursos de Graduação. As informações obtidas da coleta de dados foram analisadas, por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). Para melhor compreensão, a pesquisa foi dividida em introdução, percurso metodológico, fundamentação teórica e análise de dados. Para melhor monitorar da retenção e evasão, foram realizadas ações direcionadas ao acesso à informação, por meio de consultas a relatórios nos sistemas internos, diálogos com a coordenação em reuniões e colegiados. Os resultados gerais apontam alguns elementos importantes, para subsidiar análises e reflexões por parte da gestão acadêmica e administrativa do CCHSA e da UFPB: a consolidação da assistência estudantil, desde o início até a conclusão; o fortalecimento das redes de apoio, para os estudantes vulneráveis e aos ingressantes; e reforço dos vínculos institucionais podem contribuir para o controle, o acompanhamento e o monitoramento da retenção dos estudantes, minimizando a possibilidade de evasão.
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ