PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: TIAGO MONTENEGRO SALES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO MONTENEGRO SALES
DATA: 28/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: EFICÁCIA SOCIAL DA POLÍTICA PÚBLICA DE COTAS NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG: COMPREENDENDO AS TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS DE ALUNOS/AS COTISTAS
PALAVRAS-CHAVES: Desigualdade Social; Trajetória acadêmica; Lei de Cotas; Eficácia Social
PÁGINAS: 196
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: O estudo apresenta pesquisa realizada acerca da política de cotas raciais, tipificada como sendo uma ação afirmativa, com intuito de diminuir as desigualdades econômicas, sociais e educacionais entre pessoas de diferentes etnias raciais. Entretanto, tão importante quanto a consolidação da Lei nº 12.711, de agosto de 2012 (conhecida como Lei de Cotas) é analisar a Lei no tocante à assistência, permanência e acompanhamento destes grupos que por ela são beneficiados, não se limitando apenas ao acesso subjetivo para o meio acadêmico, mas às causas, aos efeitos e implicações geradas por ela. Para esse propósito, a presente pesquisa objetivou analisar as trajetórias acadêmicas de alunos/as cotistas no Curso de Medicina do CCBS/UFCG, e entender a eficácia social que a Lei de Cotas se propõe enquanto ação afirmativa. A pesquisa justifica-se pela relevância na avaliação de políticas públicas para a educação superior e, sobretudo, em razão da necessidade de avaliação desta política afirmativa, em especial, que completou dez anos de implantação no cotidiano das Universidades brasileiras, tendo em foco um curso tido por objeto de desejo pela elite brasileira, aos longos dos séculos de nossa colonização, passando pela formação do Estado Nacional brasileiro e pela organização da República, chegando aos dias atuais como o curso mais concorrido, nas Instituições, Públicas e de custo mais elevado, nas Instituições Privadas. Durante a pesquisa, fez-se o uso do método fenomenológico, valorizando o significado e a relevância da experiência humana, acerca de um determinado fenômeno, e corroborando com essa abordagem, utilizou-se os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, documental, em consonância ao estudo de caso. Quanto aos resultados obtidos durante a pesquisa, observou-se, no contexto geral, que não existem diferenças consideráveis em relação à média geral dos cotistas, se comparada aos não cotistas. Em que pese essa constatação, foi identificado, por meio das vozes dos cotistas, que existe preconceito e discriminação inseridos no contexto do curso. Por fim, no tocante a categoria acesso, a Lei de Cotas tem se mostrado eficaz, contribuindo para o crescimento da diversidade junto às Universidades e tornando possível a formação de novas referências acadêmicas para os cotistas, que vislumbram o Curso de Medicina não mais como um sonho impossível, mas como uma carreira possível de ser realizada.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Interno - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1716289 - JOSE JORGE LIMA DIAS JUNIOR