PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: JOSE KAIO MARIANO DA SILVA

DISCENTE: JOSE KAIO MARIANO DA SILVA
DATA: 27/02/2023
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: PLANOS ESTRATÉGICOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS NORMATIVAS DESSE PROCESSO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA E NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
PALAVRAS-CHAVES: Planos Estratégicos. Internacionalização. Gestão Pública. Instituições de Ensino Superior.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: Considerado como eminente vetor, o processo de internacionalização de instituições de ensino superior (IES) é responsável por gerar intercâmbio de conhecimentos e experiências entre as universidades do mundo todo. Caracteriza-se pelo seu potencial contemporâneo de transformar o contexto acadêmico brasileiro, do qual o seu entrelace com o planejamento estratégico vem para legitimar a urgência de sua operacionalização de forma efetiva diante do advento de novos modelos gerenciais no âmbito educacional. Evidenciando o caráter tardio da implementação de programas de internacionalização e alinhamento às ferramentas do planejamento estratégico no sistema de ensino superior do Brasil, observa-se que as causas convergem para fatores sociopolíticos e econômicos que assolam o sistema de educação brasileira, principalmente quanto a questões de gestão pública em nível macro e nível intrainstitucional. À vista disso, os planos estratégicos de internacionalização vigente ainda possuem uma configuração estratégica incipiente, pouco proativa e escassamente institucionalizada, que se direciona apenas para planos que geralmente se tornam intangíveis, carecendo urgentemente de um esforço em incrementar e aprimorar esse instrumento para que produza resultados efetivos bem como passem a ser consolidados em sua cultura organizacional como um vetor de parâmetro prioritário. Assim, o presente estudo objetiva avaliar os planos institucionais de internacionalização da UFPB e UFRN e propor ações para otimizar esse processo. Para tanto, o referencial teórico deste trabalho abarca os temas: processo de internacionalização das IES, trajeto histórico da internacionalização no ensino superior público brasileiro, programas e órgãos de internacionalização, gestão acadêmica, planejamento estratégico. Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica-documental com análise qualitativa por meio da técnica da análise de conteúdo. Diante disso, após examinar os planos estratégicos de internacionalização da UFPB e UFRN, realizando seu diagnóstico de como apresenta o escopo estrutural e material de suas normativas, é enumerado proposições existentes nas normativas bem como aquelas que deveriam estar que serão vetores que poderão ser observados em planos sucessores destas universidades ou de outras que se interessem em aprimorar seus planos estratégicos quanto ao processo de internacionalização, gerando uma maior amplitude de operacionalização com resultados mais efetivos e práticos.
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS VAZ LOPES
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS