PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ADRIANA DE BRITO CARDOSO

DISCENTE: ADRIANA DE BRITO CARDOSO
DATA: 28/02/2023
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES VISUAIS: UM ESTUDO NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca Universitária. Acessibilidade Comunicacional. Pessoa com Deficiência Visual.
ÁREA: Educação
RESUMO: No Brasil, a educação é um direito de todos garantido na Constituição federal de 1988, sendo um instrumento que serve para melhorar a qualidade de vida das pessoas. É por meio dela que se criam novas mentalidades e conceitos sobre as diferenças que existem entre as pessoas, sendo assim, investir em educação está relacionado diretamente à melhoria do bem estar da sociedade e, privar alguém desse direito, é o mesmo que retirar sua condição de cidadão ativo e capaz de enfrentar os desafios que são impostos pela vida em sociedade. Atualmente, a rede mundial de computadores é uma importante ferramenta utilizada pelos estudantes na busca por informações e as bibliotecas virtuais vieram para contribuir na disseminação da informação, visto que, através dela, o usuário tem contato com um vasto número de obras publicadas, que pode ser acessada de qualquer parte do mundo sem precisar se deslocar. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo analisar o cumprimento da Lei de acessibilidade no âmbito da Biblioteca Central da UFPB no que concerne a oferta de serviços analógicos ou digitais para usuários cegos ou com baixa visão. tratou-se de uma pesquisa aplicada, cuja abordagem do problema foi de natureza qualitativa e, quanto aos objetivos, teve caráter exploratório e descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos, utilizamos os seguintes métodos de coleta de dados: Pesquisa bibliográfica, documental, questionário e teste de usabilidade, também se utilizou da técnica da observação direta e, para a análise dos dados, seguiu o método da análise de conteúdo, de Bardin (1977). Na apresentação dos resultados, em um primeiro momento, foram analisados os Principais dispositivos legais no Brasil e acordos internacionais referentes a pessoa com deficiência, em seguida verificou-se os serviços ofertados pela Biblioteca Central da UFPB dentro do contexto da acessibilidade comunicacional. No segundo momento, foram apresentados e analisados os dados coletados através dos questionários e dos testes de usabilidade realizados pelos alunos cegos ou que possuem baixa visão, relacionados a itens de acessibilidade nos serviços digitais ofertados pela Biblioteca Central da UFPB. A partir dos dados coletados concluiu-se que, a Biblioteca Central em consonância com o PDI vigente da UFPB vem buscando aprimorar seus serviços a fim de cumprir a lei de acessibilidade no que concerne à acessibilidade comunicacional, porém ela não atende a todas as recomendações de acessibilidade comunicacionais previstas nas diretrizes internacionais, necessitando de ajustes e melhorias em questões importantes, que hoje representam barreiras aos seus usuários cegos ou com baixa visão.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES