PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: CARINA ALESSANDRA DA NÓBREGA

DISCENTE: CARINA ALESSANDRA DA NÓBREGA
DATA: 18/07/2023
LOCAL: UFPB - sala virtual Google Meet
TÍTULO: DESAFIOS A PRÁTICAS DOCENTES INCLUSIVAS NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão. Estudantes com deficiência. Educação Superior.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: Diante dos desafios encontrados pelas pessoas com deficiência, para garantir que seu direito à educação seja respeitado, pode se observar que a educação inclusiva é uma política ainda em construção no Brasil. Tendo em vista a importância da política de inclusão para o processo de democratização da educação superior, a presente pesquisa trata do tema educação inclusiva no ensino superior e se propõe a contribuir para o avanço da construção de práticas inclusivas nas Instituições de Ensino Superior. O presente estudo apresenta uma pesquisa exploratória e descritiva de natureza qualitativa. Desse modo, como objetivo geral, visa a analisar os desafios encontrados pelos docentes em frente aos estudantes com deficiência, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, campus João Pessoa. Como objetivos específicos, o estudo pretende conhecer as concepções dos docentes sobre inclusão/exclusão nas aulas; elencar as barreiras encontradas para a construção de práticas inclusivas aos estudantes com deficiência e identificar o conhecimento dos docentes sobre os recursos existentes na instituição que podem auxiliar nas práticas de ensino inclusivas a esses estudantes. A pesquisa apontou que os docentes participantes sentem a necessidade de conhecer previamente quais estudantes com deficiência irão participar de suas aulas e como eles podem tornar suas aulas inclusivas e acessíveis para todos os estudantes. Os participantes demonstraram interesse em participar de formações continuadas para a promoção do aperfeiçoamento de suas ações inclusivas. Diante das buscas formativas emanadas do próprio campo empírico, esta pesquisar resultou na elaboração de um repositório de cursos, direcionado a docentes da educação superior, ressaltando a importância da formação e apresentando um catálogo de cursos on-line disponíveis aos docentes para o aperfeiçoamento de suas práticas. O site dispõe de cursos sobre inclusão dos estudantes com deficiência e práticas de ensino inclusivas que possam auxiliá-los no aperfeiçoamento de suas práticas inclusivas na educação superior.
Presidente - 1063396 - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS
Interno - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira