PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALENTIM HELENO SANTOS RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALENTIM HELENO SANTOS RODRIGUES
DATA: 24/07/2023
LOCAL: UFPB - sala virtual Google Meet
TÍTULO: PERMANÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO DURANTE A PANDEMIA E OS IMPACTOS POSTERIORES AOS ESTUDANTES
PALAVRAS-CHAVES: Permanência estudantil, evasão, pandemia, educação, discente.
RESUMO: Com a chegada da pandemia provocada pela COVID-19, as Instituições de Ensino de Superior, precisaram adotar o distanciamento social na comunidade acadêmica, tendo em vista à preservação da saúde dos discentes, docentes e funcionários da instituição. O distanciamento social, trás as dificuldades imposta pela pandemia. As aulas presenciais passaram a ser remotas, quebrando o fluxo continuo do conhecimento acadêmico partilhado entre aluno e professor em sala de aula, então de maneira repentina esse partilhamento ideológico, passou a ser de forma remota, trazendo um ambiente totalmente novo tanto para alunos, como também para os professores. esta pesquisa tem por objetivo geral, analisar as condições de permanência dos estudantes no PPGRI/UEPB durante a pandemia e os impactos reverberados após este período. Quais as condições de permanência dos estudantes no PPGRI/UEPB durante à pandemia? Quais os impactos do período pandêmico foram reverberados em ações contínuas para a promoção da permanência e conclusão da pós-graduação? Como objetivos específicos pretende-se: Identificar ações instituicionais desenvolvidas durante o processo que auxiliaram ou que dificultaram o processo de permanência dos discentes no programa; Elencar junto aos discentes fatores externos que contribuíram para permanência ou para evasão no curso de Pós-graduação durante a pandemia; Identificar as possibilidades de aprimoramento de práticas institucionais para melhoria da permanência de alunos na pós-graduação após o período pandêmico; Se utiliza da pesquisa exploratória científica, buscando expandir o assunto investigado pelo pesquisador, delimitando o tema e mantendo o foco dos objetivos investigados. Na pesquisa exploratória, o pesquisador, como o nome mesmo diz explora todas as fontes de informações, para analisar o assunto questionado pelo pensamento reflexivo, em consonância com esta perpectiva metodológica os objetivos desta pesquisa. Conclui-se desenvolver um relatório que possa contribuir com a elaboração de políticas de permanência na pós-graduação, visando identificar problemas internos especificamente, no PPGRI/UEPB.
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Presidente - 1063396 - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS