PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: JORDANIA DE LUCENA CORDEIRO

DISCENTE: JORDANIA DE LUCENA CORDEIRO
DATA: 29/08/2023
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: EDUCAÇÃO SUPERIOR E GESTÃO DE PESSOAS: UMA ANÁLISE SOBRE AS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS PRINCESA ISABEL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. Gestão de Pessoas. Políticas de Desenvolvimento de Pessoas. Austeridade EC 95/2016.
ÁREA: Educação
RESUMO: A Gestão de Pessoas, no contexto das instituições de educação superior, vem se reinventando, na busca de atender os anseios organizacionais, voltando-se para um modelo de gestão participativa e orientada para o desenvolvimento humano, alinhando os processos e procedimentos desenvolvidos por este setor com as políticas de desenvolvimento das pessoas. O Decreto 5.707/2006 estabelece a política nacional e diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e que também regulamenta diretrizes da Lei 8.112/1990. Partindo desse pressuposto, essa pesquisa objetivou analisar o processo de aplicação da Política de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da administração pública federal autárquica e fundacional, instrumento balizador da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas e suas implicações na aprendizagem organizacional na percepção dos Técnicos Administrativos do Instituto Federal da Paraíba - Campus Princesa Isabel, no período compreendido entre 2017 a 2022. Assim, refletimos sobre a aplicabilidade da mesma, de modo crítico, identificando suas implicações e seus aspectos envolvidos, sejam eles positivos ou negativos, compreendendo de forma contextual os múltiplos fatores que intervêm nesse processo. Em termos metodológicos a pesquisa caracteriza-se como de campo, delimitada pela abordagem qualitativa utilizando como coleta de dados a aplicação de um questionário via google forms usando o levantamento (survey). Para a análise dos dados coletados foi utilizado o método da análise de conteúdo com referência em Bardin (2011), Richardson (1999), Laville e Dione (1999). Os servidores atendidos por essa política são os da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, ligados à educação pública federal, setor que desde da EC 95/2016 vem sofrendo com os contingenciamentos no seu orçamento, afetando diretamente o planejamento orçamentário voltado a formação de seus servidores, aumentando o sucateamento e precarização para o desenvolvimento dessas ações. Realidade identificada entre os Técnicos Administrativos do Instituto Federal da Paraíba Campus Princesa Isabel, ao relatarem que encontram dificuldades em tirar a licença capacitaçãoo por não ter cursos para áreas específicas a alguns setores e a impossibilidade de se ausentarem dos setores por falta de servidores que os substituam. Outro ponto de bastante relevância é a falta de conhecimento por parte dos participantes a respeito desta política e de um sistema que acompanhe os servidores afastados e o retorno destes para o campus como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos nas formações para os pares. Por fim, e não menos importante proponho que esta pesquisa seja desenvolvida e aplicada com todos os Técnicos Administrativos do IFPB, proporcionando assim uma visão macro dessa temática.
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS