PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: RAPHAEL PEREIRA DE AQUINO

DISCENTE: RAPHAEL PEREIRA DE AQUINO
DATA: 16/08/2023
LOCAL: Cedesp
TÍTULO: A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Capacitação. Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas. Plano de Desenvolvimento de Pessoas. Institutos Federais
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: As organizações públicas têm sido estimuladas a investir no potencial das pessoas com vistas ao desenvolvimento contínuo delas e, por sua vez, a promoção de melhorias na performance organizacional e na capacidade de atuação da instituição em meio aos problemas relativos às agendas públicas. Assim, identificou-se que a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas vem sendo modificada em função de fomentar condições institucionais para viabilizar a capacitação de forma mais planejada, organizada e integrada aos interesses institucionais e da sociedade. Para avaliar como essa política vem sendo implementada, conforme suas atuais diretrizes, analisamos as dificuldades e potencialidades de implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento de Pessoal associado à capacitação dos servidores no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, campus da cidade de Pesqueira. Realizou-se uma análise de dados com base em entrevista semiestruturada realizada com dez gestores da instituição citada. Verificou-se que a questão orçamentária reduzida tem impedido a efetividade no atendimento às demandas institucionais de capacitação e, por isso, acredita-se que diálogos externos ao IFPE podem contribuir para o aumento dos valores destinados a essa temática tão importante para o desenvolvimento organizacional.
Presidente - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS