PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: MÁRCIA DANYELLE EVANGELISTA FREIRE DE ARAÚJO

DISCENTE: MÁRCIA DANYELLE EVANGELISTA FREIRE DE ARAÚJO
DATA: 31/08/2023
LOCAL: ANFITEATRO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) - João Pessoa
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE FATORES PARA A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)
PALAVRAS-CHAVES: Ações Afirmativas; Cotas raciais; IFPB; Ensino Superior; Escala para Avaliação da Permanência Discente.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: A política de cotas raciais é uma ação afirmativa fundamental na correção das desigualdades e na reparação de uma história de marginalização sofrida pela população negra através da garantia do acesso ao ensino superior. Contudo, tão importante quanto à garantia do acesso é o acompanhamento desses estudantes cotistas, garantindo assim sua permanência e conclusão do curso escolhido. Nesse sentido, o objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar os fatores que contribuem para a permanência de estudantes que ingressaram por meio de cotas raciais, no Cursos de Bacharelado em Administração, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB-campus João Pessoa), no período de 2019.1 a 2023.1. Para atender a esse objetivo, esse estudo tem como meta o cumprimento dos seguintes objetivos específicos: 1) Investigar dados acadêmicos e perfil sociodemográfico dos alunos cotistas e não cotistas do Curso Superior de Bacharelado em Administração, do IFPB-JP; 2) Analisar os fatores para a permanência/evasão dos estudantes ingressantes por meio de cotas raciais, no Curso Superior de Bacharelado em Administração do IFPB-JP; 3) Identificar e analisar as políticas de combate à evasão/garantia de permanência para estudantes que ingressaram por meio de cotas raciais no IFPB-JP; 4) Propor um Protocolo de Ações no Combate à Evasão e/ou de Acompanhamento Acadêmico, para alunos cotistas do IFPB-JP. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental, de campo, sob a forma de um estudo de caso, com abordagem mista, exploratória e descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes cotistas e não cotistas do curso supracitado. O contexto temporal foi de 2019 a 2023 e se trata de uma pesquisa aplicada. Utilizou-se dados da Plataforma Nilo Peçanha. Como procedimento de coleta de dados, foi utilizada a Escala para Avaliação da Permanência Discente (NAKAMURA; CASTELO BRANCO; JEZINE, 2016), adaptada à realidade da instituição pesquisada, ao público-alvo e aos objetivos específicos da pesquisa. No período de 2019.1 a 2023.1, ingressaram 202 estudantes através de cotas raciais, desses 71 evadiram (35%). Em maio de 2023, foi aplicada da Escala para Avaliação da Permanência Discente (NAKAMURA; CASTELO BRANCO; JEZINE, 2016, adaptada) e percebeu-se, durante o estudo, tanto entre estudantes ingressantes, quanto não-ingressantes e concluintes, que os principais motivos que levam os estudantes a permanecerem no curso são as perspectivas profissionais e a possibilidade de ascensão social. Os professores do curso desempenham um papel fundamental na motivação dos estudantes para concluir seus estudos. Em resumo, o estudo destaca a importância da motivação dos estudantes para a conclusão do curso de Administração, bem como a relevância de programas acadêmicos, bolsas de estudo e assistência estudantil na permanência dos alunos. Além disso, fornece informações valiosas sobre o perfil socioeconômico dos estudantes e suas condições acadêmicas, o que pode auxiliar na implementação de estratégias para melhorar a permanência e o sucesso dos estudantes no curso. Acerca de políticas públicas de permanência foi encontrado o Programa Bolsa Permanência do Governo Federal tendo como público-alvo estudantes indígenas ou quilombolas, regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial do IFPB, entretanto nada indicado ao público de estudantes cotistas. Com base nos resultados, construiu-se, como produto técnico, um Protocolo de Ações no Combate à Evasão e/ou de Acompanhamento Acadêmico, para Alunos do IFPB Campus João Pessoa, proposto em fases como planejamento (ou diagnóstico), coordenação, execução, avaliação e retroalimentação, visando criar uma política atualizada de permanência e pertencimento dos estudantes que ingressaram através de cotas raciais dentro IFPB.
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS