PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DENIZE BARRETO ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENIZE BARRETO ROCHA
DATA: 17/08/2023
LOCAL: CEDESP UFPB - CAMPUS I
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AS AÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO CONCEITO CAPES
PALAVRAS-CHAVES: Internacionalização da Educação Superior; Avaliação e Financiamento da Educação Superior; Internacionalização na Pós-Graduação
RESUMO: A internacionalização é um tema de relevância para a educação contemporânea no Brasil e no mundo. Ela está presente na educação superior e tem cumprido um papel importante ao ponto de alguns estudiosos já a considerarem uma quarta dimensão, que se somaria ao ensino, pesquisa e extensão, até porque a internacionalização pode estar inserido nesse tripé, em que as atividades no âmbito das Instituições de Educação Superior (IES) se baseiam. Na pós-graduação, a internacionalização é quesito de avaliação dos Programas de Pós-graduação no item de interação com a sociedade. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar as ações de internacionalização do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (PPGPS), com suporte da política institucional, tomando como parâmetro a avaliação quadrienal CAPES (2017-2020). Para tanto, a pesquisa terá uma abordagem qualitativa, descritiva, quanto aos seus objetivos, de natureza aplicada e com método de procedimentos documental e observacional. O ambiente da pesquisa será o PPGPS/UFPB, constituindo, assim, um estudo de caso. Após a coleta, os dados serão analisados, a fim de se chegar aos resultados, que responderão ao problema da pesquisa e contribuirão com a elaboração de um relatório técnico conclusivo da internacionalização no PPGPS. A pesquisa será estruturada com introdução, objetivos, justificativa, contextualização, além do percurso metodológico e da fundamentação teórica, encerrando com o cronograma de atividades e as considerações finais.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO