PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAMMY COUTINHO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAMMY COUTINHO DOS SANTOS
DATA: 24/08/2023
LOCAL: Centro de Educação - Google meet
TÍTULO: Gestão da Educação Superior: práticas e políticas institucionais de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno para servidoras mães na Universidade Federal da Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Aleitamento materno; promoção; proteção.
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pode contribuir com a proteção, a promoção e o apoio ao aleitamento materno entre seus trabalhadores. Falar a respeito de amamentação no âmbito da Educação Superior e de suas políticas pode parecer estranho, como um tema distante dos assuntos discutidos nesse meio ou próprio de outras áreas do conhecimento. No entanto, convencemo-nos de que cuidar das mães trabalhadoras e incentivá-las a essa prática é um papel de todos. Admitimos que as universidades têm a função primordial de educar as pessoas, sendo capaz de conscientizá-las da importância da amamentação para a sociedade e de contribuir também para a redução de desigualdades históricas entre os sexos, mobilizando a sociedade para que os direitos das mulheres, crianças e das famílias sejam cumpridos. Ademais, à área da Educação foram atribuídas competências fundamentais na Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno (AM), que objetiva induzir e acelerar a adesão e a manutenção da prática da amamentação pelo tempo recomendado pelos órgãos de saúde.
Presidente - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira
Interno - 1063396 - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS