PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANA LIMA DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANA LIMA DE MOURA
DATA: 29/08/2023
LOCAL: CTDR - UFPB - Unidade Acadêmica Reitor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque
TÍTULO: A criação do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal da Paraíba (CTDR/UFPB): expectativa versus realidade
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior; Políticas Públicas; Políticas de Expansão; REUNI; CTDR/UFPB
RESUMO: A educação desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação. Em se tratando de educação superior, esta desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social, econômico e cultural de um país. Nesse sentido, as políticas públicas voltadas para a educação superior são essenciais para garantir o acesso equitativo, a qualidade e a relevância dessa etapa educacional. A ampliação do acesso ao ensino superior tornou-se evidente, no Brasil, na década de 1990, a partir da criação de programas e ações para promoção de grupos historicamente excluídos: como estudantes de baixa renda, afrodescendentes e indígenas. Entre as iniciativas, destacam-se: o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), este voltado para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Para efeito desse estudo, nosso enfoque incidirá sobre as políticas voltadas às IFES. O presente trabalho se aprofundará no REUNI, uma das políticas criadas pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, no ano de 2007, que tinha como principal objetivo cumprir a meta de expansão da oferta da educação superior, prevista no Plano Nacional de Educação. Após seu lançamento, o governo publicou uma cartilha com diretrizes, para que as instituições que desejassem aderir ao programa elaborassem seus projetos e submetessem à aprovação de seus respectivos conselhos superiores. A UFPB elaborou seu projeto e submeteu ao Conselho Universitário, visando a consolidação da instituição, em suas dimensões acadêmicas e administrativas. No presente trabalho, nos aprofundaremos na proposta de ação inovadora complementar apresentada no Projeto REUNI da UFPB: a criação do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR). Neste sentido, constitui-se como nosso objetivo geral analisar como se deu a criação e a implantação das metas, propostas pelo Projeto Reuni/UFPB, do/no Centro de Tecnologia do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional, no período de 2008 a 2019.
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO