PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ANDREIA PIRES DE SOUZA

DISCENTE: ANDREIA PIRES DE SOUZA
DATA: 22/08/2023
LOCAL: Cedesp
TÍTULO: Política de Assistência Estudantil: Uma abordagem no contexto da Atenção à Saúde na Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: políticas públicas, educação superior, assistência estudantil.
ÁREA: Educação
RESUMO: As políticas públicas surgiram como diretrizes que norteiam as ações governamentais do Estado. Com a Constituição Federal de 1988, as políticas públicas da educação superior se fortaleceram, resultando com a atual política de assistência estudantil, regulamentada pelo Decreto N° 7234/2010, onde instituiu o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. O programa visa a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e consiste em reduzir o número de retenção e evasão dos discentes na educação superior. Dentre as ações do PNAES, temos a Atenção à Saúde. Nesta perspectiva, analisaremos a política de assistência estudantil na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, no campus de João Pessoa, buscando compreender como a UFPB, limitando-se no Campus I da instituição, realiza as ações de assistência estudantil no âmbito da Atenção à Saúde? Assim, temos como objetivo geral investigar as ações de Atenção à Saúde do discente através da Política de Assistência Estudantil no campus I da UFPB. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada com finalidade descritiva do objeto em estudo. Os procedimentos técnicos foram realizados por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de levantamento (survey) através da aplicação de questionários e entrevistas com roteiro semiestruturado aos sujeitos da pesquisa. A análise dos dados se deu através do método da Análise de Conteúdo na Ótica de Bardin. A pesquisa ocorreu no campus I da UFPB, onde investigou 10 (dez) alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde - CCS, moradores da residência universitária e usuários do CRAS - Centro de Referência de Atenção à Saúde da UFPB. A pesquisa evidenciou que existe pouca divulgação da política de assistência estudantil dentro do campus da UFPB e que os discentes possuem conhecimento do serviço do CRAS de maneira tardia. Apesar disso, o CRAS foi bem avaliado pelos alunos, embora contenha fragilidades no gerenciamento quanto ao acesso, referência e contra-referência das especialidades médicas, o que causa insatisfação dos alunos em relação ao andamento do tratamento em saúde. Como produto pedagógico, propomos a criação de uma cartilha digital contendo informações sobre a política de assistência estudantil e o serviço de saúde da instituição.
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 057.606.354-17 - ALINE VIEIRA DE LIMA NUNES - UFCG