PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SARAH VINAGRE MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARAH VINAGRE MARTINS
DATA: 25/08/2023
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Um guia para prevenção da automutilação e suicídio e promoção da saúde mental em estudantes da educação superior do IFPB
PALAVRAS-CHAVES: suicídio, automutilação, discente, prevenção, comunicação não-violenta, políticas públicas, educação superior.
RESUMO: O crescente aumento nos casos de suicídio e automutilação no mundo, acometendo cada vez mais jovens em idade mais precoce, exige ações de prevenção das autoagressões e de promoção da saúde mental com o comprometimento de todos os lócus sociais, incluindo-se a esfera educacional. A educação superior, por nela estar contida jovens estudantes, insere-se, responsavelmente, como atuante em políticas públicas na saúde deste público. O Programa Nacional da Assistência Estudantil, PNAES, prevê iniciativas desenvolvidas no âmbito da assistência à saúde e o Instituto Federal da Paraíba, IFPB, apropriando-se de seu dever, delibera e coordena ações prioritárias em saúde mental em seus campi. Esta pesquisa envereda-se em uma discussão sobre o suicídio e a automutilação em estudantes da educação superior, com a proposta de gestar uma estratégia de prevenção das autoagressões e de promoção em saúde mental, a qual se almeja, por meio da produção de um material didático, direcionar profissionais da educação superior do IFPB para o uso da comunicação não-violenta.
Presidente - 057.606.354-17 - ALINE VIEIRA DE LIMA NUNES - UFCG
Interno - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira