PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ALEX SANDRO DA ROCHA

DISCENTE: ALEX SANDRO DA ROCHA
DATA: 25/08/2023
LOCAL: CEDESP UFPB - CAMPUS I
TÍTULO: GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO ACERCA DAS COMPRAS NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA – IFPB
PALAVRAS-CHAVES: Financiamento da Educação Superior; Compras Públicas; IFPB.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: O financiamento da educação superior é essencial para o desenvolvimento das politicas públicas na área educacional. Nessa seara, tem-se nas compras públicas um vetor estratégico para o alcance das macropoliticas institucionais. Este trabalho tem por objetivo geral elaborar um relatório técnico acerca do processo de compras da Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O recorte temporal da presente pesquisa foi o período de 2019 a 2021. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Como procedimento técnico foi realizado a análise bibliográfica e documental. A coleta e análise de dados foi feita a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin, explorando-se para isso os documentos institucionais como: Estatuto IFPB, Regimento Geral, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Relatórios de Gestão, dentro outros documentos do Instituto Federal da Paraíba. Visando o alcance do objetivo, será utilizado o método Estudo de Caso. Os dados foram extraídos de repositórios nacionais como Scielo Brasil, Portal de Periódicos – CAPES, sites especializados na temática, entre outros. O aporte teórico considerou conceitos como a importância da educação, gestão da educação superior; financiamento da educação superior no Brasil; financiamento no IFPB; contratações públicas no Brasil; inovação legislativa nas compras públicas; compras e as suas modalidades; processo de compras públicas, mapeamento de processos organizacionais; ponderações de compras na Diretoria de Compras, Contratos e Licitações (DCCL) e um breve histórico do Instituto Federal da Paraíba, sondando, dentre outros trabalhos. Consequentemente, foi possível apreciar legislação em vigor, o Estatuto IFPB, Regimento Geral, PDIs, relatórios de gestão do IFPB e documentação pertinente às compras na Reitoria do IFPB, realizar uma análise de conteúdo na documentação levantada no intuito de elaborar um relatório pertinente ao processo de compras do IFPB, mapear os fluxos dos processos de compras estudados, para, enfim, propor como produto do estudo realizado, um relatório técnico visando o aprimoramento dos processos de compras na Reitoria/IFPB.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 662.124.649-87 - SERGIO ADELAR BRUN - UTFPR