PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ANNA PAULA DIONÍSIO RAMOS

DISCENTE: ANNA PAULA DIONÍSIO RAMOS
DATA: 25/08/2023
LOCAL: cedesp
TÍTULO: PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Política de Assistência Estudantil. Educação Superior. Permanência.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo analisar como as pesquisas sobre assistência estudantil no IFPB, desenvolvidas no âmbito dos mestrados profissionais, podem contribuir para o enfretamento desse problema institucionalmente. Para tal, desenvolvemos um estudo de natureza aplicada, utilizando um caráter descritivo e exploratório e com enfoque qualitativo. Trata-se de um estudo desenvolvido junto a autores de dissertações de mestrados profissionais cuja abordagem de pesquisa foi a política de assistência estudantil do IFPB. Além desses sujeitos, realizamos também um processo de escuta junto a assistentes sociais que tiveram seus Campi anteriormente contemplados com estas pesquisas. Para coleta de dados aplicamos um questionário semiestruturado junto aos autores das dissertações e realizamos uma entrevista com as assistentes sociais. Após a coleta, os dados foram tratados a partir da perspectiva de análise de conteúdo de Bardin (2016) utilizando como principais categorias acesso, permanência, política institucional e avanços. Além disso, como procedimentos técnicos necessários para construção do estudo foram utilizadas as pesquisas bibliográficas, com uma revisão de literatura, tendo como apoio teórico autores como Abreu (2012); Castelo Branco, Jezine e Nakamura (2013 e 2015), além das próprias dissertações ora mencionadas. Através dos resultados das pesquisas inferimos que apesar dos trabalhos realizados sobre a PAE do IFPB, as assistentes sociais ainda não têm conhecimento sobre estas pesquisas, tampouco acerca das conclusões e avanços propostos por elas. Relativo aos autores das dissertações, estes apontam que seus estudos, apesar do tempo decorrido, ainda possuem possibilidades de avanços que possam contribuir institucionalmente com a política do IFPB.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira