PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: GUTEMBERG DE LIMA DAVI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUTEMBERG DE LIMA DAVI
DATA: 28/08/2023
HORA: 00:00
LOCAL: cedesp
TÍTULO: GESTÃO PÚBLICA DA EDUCAÇÃO: Um estudo sobre o processo de expansão e interiorização do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) por meio da implementação do Campus Guarabira
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Ensino Superior; Expansão; Interiorização, Instituto Federal.
PÁGINAS: 65
RESUMO: Diante dos desafios encontrados pela elitização da educação superior e a centralização de oportunidades situadas, principalmente, nas grandes cidades do país, pode se observar, no entanto, que houve nas últimas duas décadas um movimento político-institucional que ganhou um certo impulsionamento, que foi a possibilidade do acesso ao ensino superior para as camadas sociais que historicamente foram excluídas da vida acadêmica. Após sistemáticas provocações de setores da sociedade, o Governo Federal criou algumas iniciativas de democratização do acesso, financiamento, expansão, permanência, inclusão e avaliação da educação superior, com destaque para vários programas, entre eles, se evidenciaram: o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (FIES), Programa Expandir, Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Programa Universidade para Todos (PROUNI), Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e a política de cotas sociais e raciais. Esse conjunto de iniciativas impactaram profundamente para a expansão e interiorização dos Institutos Federais (IFs), entidade ligado ao MEC que leva cursos técnicos e superiores para cidades brasileira, sobretudo para aquelas mais afastadas das capitais. Diante desse cenário, o presente estudo apresenta uma pesquisa exploratória e descritiva de natureza qualitativa, tendo, como objetivo geral, analisar o processo de implementação do IFPB Campus Guarabira diante da política de expansão e interiorização do Instituto Federal da Paraíba. Como objetivos específicos, o trabalho pretende situar o processo histórico-legal do ensino superior no Brasil, adiante, revelar o desenvolvimento da política de expansão e interiorização da educação superior, descrevendo os aspectos político e institucionais no processo de instalação do Campus Guarabira do IFPB, analisando as possíveis relações dos seus atores institucionais, e seus fatores relevantes e determinantes para implementação dos cursos superiores ofertados na unidade. O estudo possui um recorte temporal de dez anos, ou seja, de 2009 a 2019, compreendendo o período após institucionalização da lei que criou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em 2008. Contudo, diante das investidas no campo empírico, esta pesquisar resultará na elaboração de um diagnóstico de institucional visando auxiliar à gestão do IFPB no aperfeiçoamento dos processos de implementação de novas unidades descentralizadas e a produção de um material em mídia digital, estilo vídeopodcast educacional, sobre o processo de expansão e interiorização do Instituto Federal da Paraíba.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Externo à Instituição - DEYSE MORGANA DAS NEVES CORREIA