PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIDNY JANAINA PEDROSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIDNY JANAINA PEDROSA
DATA: 29/08/2023
LOCAL: cedesp
TÍTULO: INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NUMA INSTITUIÇÃO PLURICURRICULAR: ENTRE A SOBREVIVÊNCIA E A DESCOBERTA
PALAVRAS-CHAVES: Início da docência; Ensino superior; Educação Profissional.
RESUMO: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia surgiram através da Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Pluricurriculares e multicampi, ofertam a Educação Profissional e Tecnológica - EPT, desde o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio - ETIM, cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC, Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, Cursos Superiores de Tecnologia - CST, Bacharelado, Licenciaturas e Pós-graduação. Diante da complexidade dos diversos níveis e modalidades de ensino ofertados nessas instituições, a diversidade exigida na atuação do professor da EBTT em início da docência no ensino superior apresenta consequências na sua atividade profissional. Em paralelo, esses profissionais enfrentam os desencontros e a falta de informação dos setores no seu campus de lotação, em relação ao apoio e acolhida quando ingressam. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é analisar como os professores iniciam a docência no ensino superior do IFPB, considerando as especificidades de uma instituição pluricurricular. As perguntas que instigam a problemática desse estudo são: Qual a recepção, a integração e o apoio institucional recebido pelo professor em início de docência no ensino superior do IFPB/Campus João Pessoa? Qual o seu perfil de formação e de experiências prévias? Qual a percepção desses professores sobre os desafios de atuar no ensino superior numa instituição pluricurricular? A fundamentação teórica se apoiou no estudo de Huberman (2000) sobre o Ciclo de vida profissional dos professores, com ênfase na fase a “A Entrada na Carreira”, que se refere ao período de 1 a 3 anos do início da docência. Na literatura sobre a formação docente, saberes docentes e prática docente, nos apoiamos nos escritos de Moura (2014; 2015), Machado (2011), Tardif (2000), Maldaner (2017), dentre outros. Utilizaremos uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, e o método de procedimento será o estudo de caso (Método Monográfico). Quanto à natureza, a pesquisa será aplicada, e do ponto de vista dos objetivos será exploratória. Quanto aos procedimentos técnicos, o estudo será bibliográfico, documental e de campo, com aplicação de formulário pelo Google Forms, destinado aos professores em início da docência que atuam no ensino superior do IFPB/Campus João Pessoa nos anos de 2020 a 2023. Os dados e análise da pesquisa servirão como aporte para a elaboração de um Produto Educacional, uma Cartilha de acolhimento para os professores em início da docência no ensino superior do IFPB/Campus João Pessoa.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS