PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: WALTER LUIZ ROCHA DA FONSECA JUNIOR

DISCENTE: WALTER LUIZ ROCHA DA FONSECA JUNIOR
DATA: 31/08/2023
LOCAL: cedesp
TÍTULO: O TELETRABALHO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM UM CENTRO ACADÊMICO DA UNIVESIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Teletrabalho. UFPB. Técnico-Administrativos
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O estudo realizado visa compreender a experiência do teletrabalho exercida pelos servidores técnico-administrativos, lotados na Direção do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, em virtude da pandemia ocasionada pela Covid-19. Apesar de sua propagação advir do contexto pandêmico vista a necessidade de medidas de prevenção, como o isolamento social, o teletrabalho já vem sendo objeto de estudo desde meados do século passado, motivado pelo desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação. No Brasil, várias instituições privadas e públicas já praticavam, no todo ou em parte, o teletrabalho antes da pandemia. Entretanto, a adoção na UFPB decorreu diretamente da pandemia, através da publicação de uma norma geral que permitiu esta modalidade de trabalho enquanto perdurar a gravidade e o alto contágio da doença. Destarte, para a elaboração da pesquisa, realizamos um levantamento bibliográfico, resgatando a origem do teletrabalho, seu conceito, suas características nas publicações sobre o tema, apontando assim o posicionamento da doutrina a respeito da temática. Também foi feito levantamento documental, sobretudo a legislação do teletrabalho, outras normas criadas pelo Governo Federal direcionada aos servidores públicos federais, e específicas, como as elaboradas pela UFPB. A partir da análise predominantemente qualitativa se buscou entender, através de questionários, a caracterização do teletrabalho executado na prática na instituição e suas consequências. Então, mesmo o estudo sendo realizado em um setor específico da universidade, buscaremos contribuir para a gestão administrativa dos seus servidores, a fim de servir de parâmetro em futuras decisões a respeito da implementação ou não do teletrabalho. Por fim, como produto da pesquisa apresenta-se uma cartilha orientadora sobre o teletrabalho, baseada nas principais informações coletadas e com o intuito de aprofundar essa discussão no âmbito da instituição.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA