PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: VALENTIM HELENO SANTOS RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALENTIM HELENO SANTOS RODRIGUES
DATA: 29/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: UFPB
TÍTULO: PERMANÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO DURANTE A PANDEMIA E OS IMPACTOS POSTERIORES AOS ESTUDANTES
PALAVRAS-CHAVES: Pandemia, Permanência estudantil, Pós-Graduação
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: A pandemia da covid-19 agravou a situação de permanência dos estudantes de ensino superior e na pós-graduação, pois as questões envolvendo a evasão estudantil aumentaram, contribuindo assim para diminuição no quantitativo de estudantes cursando e concluintes no ensino superior no Brasil. Esse cenário de esteve revestido de incertezas e conflitos que trouxeram ao campo da Educação Superior, especificamente a Pós-graduação impactos educacionais, sociais, financeiros e políticos. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as condições de permanência dos estudantes no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais/UEPB durante a pandemia e os impactos reverberados após esse período. A metodologia adotada para fundamentar esta pesquisa acadêmica, foi baseada em estudo qualiquantitativo e discute os pressupostos teórico-metodológicos a partir da abordagem dialética e do perfil de pesquisa descritivo exploratória, além de apresentar um estudo de caso a respeito da permanência no PPGRI/UEPB durante o período pós pandêmico. Os instrumentos para levantamento de dados e análise foram atas públicas e questionário online destinado aos alunos do Programa. A partir dessa perspectiva metodológica, a pesquisa adotada neste trabalho foi possível analisar questões referentes a motivos que envolveram as evasões estudantis, os complexos sociais, psicológicos e emocionais, como também foi analisado as atividades gerenciais acadêmicas que trouxeram soluções para o momento vivido pelos alunos na pandemia. Foram identificadas ações institucionais desenvolvidas durante o processo pandêmico, que auxiliaram ou que dificultaram a permanência dos discentes no PPGRI/ UEPB, assim como, elencados junto aos discentes fatores externos que contribuíram para a sua permanência ou evasão no curso durante a pandemia, assim como foram identificadas as possibilidades de aprimoramento de práticas institucionais para a melhoria da permanência de alunos na pós-graduação após o período pandêmico. Após a identificação das questões emanadas na pesquisa, como produto técnico tecnológico deste mestrado profissional, foi desenvolvido um relatório com vistas a contribuir com a elaboração de políticas de permanência na pós-graduação, especificamente, no PPGRI/UEPB visando identificar problemas internos e soluções para promoção da permanência.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1063396 - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Externo ao Programa - 1272602 - ANA CLÁUDIA CRUZ CÓRDULA