PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ALEXSANDRO RIBEIRO DE MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXSANDRO RIBEIRO DE MELO
DATA: 29/02/2024
HORA: 10:00
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: GESTÃO POR PROCESSOS: O MAPEAMENTO DE PROCESSOS DA PRÓREITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Políticas públicas de extensão e cultura; Eficiência no serviço público; Gestão por processos; Mapeamento de processos.
PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A eficiência no serviço público é sempre um anseio da sociedade e com os recursos financeiros e de pessoal cada vez mais escassos, as instituições tem buscado se reinventar nas suas metodologias de trabalho, principalmente, para promover políticas públicas cada vez mais eficientes e que atendam a um público cada vez maior. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de mostrar como o mapeamento de processos utilizando a metodologia de gestão por processos pode contribuir para a efetividade nas políticas públicas de extensão e cultura universitária na Pró-Reitoria de Extensão Cultura (PROEXC) do IFPB. Para isso, a nossa fundamentação teórica se debruçou sobre os autores Bueno (2020), Capote (2012), Carvalho e Sousa (2017), Marques e Oda (2012), Villela (2000) e Sousa (2017), por meio dos quais pudemos conceituar: processos, o que é a gestão por processos, como e qual a importância de mapear processos e como realizar a modelagem, trazendo uma contextualização da gestão do ensino superior em instituições públicas, e ao final, concluímos a fundamentação teórica traçando um histórico do IFPB, da extensão no ensino superior e da extensão e cultura no IFPB. Por se tratar de um estudo de caso, a pesquisa realizou-se com base no acervo bibliográfico e documental que versam sobre o tema, e nos questionários aplicados aos gestores de extensão e cultura do IFPB. Para tanto, as informações da pesquisa foram coletadas por meio do site da instituição, do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), dos documentos públicos da PROEXC, das normas, das legislações, e da aplicação de questionários, no qual os pesquisados puderam se expressar em relação aos processos gerenciados na extensão e cultura do IFPB. Em seguida, todo material coletado foi analisado, possibilitando o mapeamento dos principais processos que colocam em prática toda a política pública de extensão e cultura do IFPB, totalizando um número de 18 processos. A modelagem desses processos foi realizada com base no resultado da pesquisa de campo e na vivência do autor, que tornou possível um diagnóstico das barreiras nos processos, utilizando o software bizagi modeler. Por fim, concluímos o estudo com apresentação de propostas de melhorias com base na metodologia de gestão por processos, relatório técnico com os processos mapeados, resumo de seus gerenciamento, além do destaque nas dificuldades encontradas, material que será entregue a gestão da PROEXC para aplicação, visando contribuir com gestão da instituição e com a melhoria da tomada de decisões e ampliação da abrangência e eficiência das políticas públicas no ensino superior, a partir dos estudos realizados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA