PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: VALENTIM HELENO SANTOS RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALENTIM HELENO SANTOS RODRIGUES
DATA: 29/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: CEDESP/ UFPB SL 01
TÍTULO: PERMANÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO DURANTE A PANDEMIA E OS IMPACTOS POSTERIORES AOS ESTUDANTES
PALAVRAS-CHAVES: Pandemia, Permanência estudantil, Pós-Graduação
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: A pandemia da Covid-19 agravou a situação de permanência dos estudantes no ensino superior e na pós-graduação, pois os problemas que levavam à evasão estudantil se intensificaram, contribuindo assim para diminuição do quantitativo de estudantes cursando e concluindo o Ensino Superior no Brasil. Esse cenário de incertezas e conflitos trouxe ao campo da Educação Superior, especificamente à Pós-graduação, impactos educacionais, sociais, financeiros e políticos. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as condições de permanência dos estudantes no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais/UEPB, durante a pandemia, e os impactos reverberados após esse período. A metodologia adotada para fundamentar esta pesquisa acadêmica foi baseada em estudo quali-quantitativo. Discutem-se os pressupostos teórico-metodológicos a partir da abordagem dialética e do perfil de pesquisa descritivo-exploratória, além de se apresentar um estudo de caso a respeito da permanênca no PPGRI/UEPB, durante o período pós-pandêmico. Os instrumentos para o levantamento de dados e análise foram atas públicas e questionário online, destinados aos alunos do Programa. A partir dessa perspectiva metodológica, foi possível analisar questões referentes aos motivos que envolveram as evasões estudantis, os complexos sociais, psicológicos e emocionais, como também foram analisadas as atividades gerenciais e acadêmicas que trouxeram soluções para o momento vivido pelos alunos na pandemia. Foram identificadas ações institucionais, desenvolvidas durante o processo pandêmico, que auxiliaram ou que dificultaram a permanência dos discentes no PPGRI/UEPB, assim como elencados, junto aos discentes, fatores externos que contribuíram para a sua permanência ou evasão no curso durante a pandemia, assim como foram identificadas as possibilidades de aprimoramento de práticas institucionais para a promoção da permanência de alunos na pós-graduação após o período pandêmico. Após a identificação das questões emanadas na pesquisa, como produto técnico deste mestrado profissional, foi desenvolvido um relatório com vistas a contribuir com a elaboração de políticas de permanência na pós-graduação, especificamente, no PPGRI/UEPB, visando identificar problemas internos e soluções para promoção da permanência.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1063396 - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Externo ao Programa - 1272602 - ANA CLÁUDIA CRUZ CÓRDULA