PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBERNES ALCÂNTARA DE MACÊDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBERNES ALCÂNTARA DE MACÊDO
DATA: 09/09/2016
HORA: 00:00
LOCAL: SEDESP/UFPB
TÍTULO: OBSTÁCULOS NO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NAS IFES: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
PALAVRAS-CHAVES: Educação à Distância. Instituições Federais de Ensino Superior. Institucionalização
PÁGINAS: 73
RESUMO: RESUMO Esse estudo visa apresentar as particularidades apresentadas no desenvolvimento da Educação à Distância (EAD) no Brasil, pautando-se principalmente na tentativa de entender como o processo de institucionalização dessa modalidade de ensino está se desenvolvendo e, especialmente, alinha-se a proposta institucional da Universidade Federal de Campina Grande. Assim sendo, a pesquisa se inicia e se delineia objetivando compreender como os aspectos administrativos, financeiros/orçamentários, acadêmicos e tecnológicos entravam o processo de institucionalização da Educação à Distância na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, buscando assim, identificar, na gestão institucional da UFCG, os aspectos administrativos, financeiros/orçamentários e ainda analisar, estrutura didático-pedagógico da UFCG, os aspectos acadêmicos e tecnológicos que dificultam a institucionalização na EAD nessa instituição de Ensino Superior, bem como, verificar que aspectos na infraestrutura de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) e de Recursos Humanos da Universidade que entravam a concreta implantação da EAD na UFCG. Para atingir esses objetivos primeiramente o estudo fundamenta-se teoricamente na visão histórica da EAD no mundo e no Brasil, estruturado nas definições propostas na literatura sobre a EAD; segue também as abordagens gerenciais da EAD, bem como, ampara-se na legislação nacional que fundamenta e estrutura a EAD no país. Metodologicamente, a pesquisa tem natureza aplicada, uma vez que buscará entrelaçar a reflexão teórica acerca do fenômeno EAD/UFCG, focalizando os obstáculos que dificultam a institucionalização da EAD e propor uma aplicação prática para UFCG e traz como enfoque a pesquisa Qualitativa através de análise documental, realizada através da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental realizada nos documentos institucionais da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, no intuito de identificar e, sobretudo, compreender os aspectos que dificultam o processo de institucionalização da Educação à Distância na Organização. Por fim, serão feitas as considerações finais acerca do conteúdo da Educação à Distância pesquisado e estudado, bem como, apresentar uma aplicabilidade prática do estudo no âmbito da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, provenientes da análise e interpretação dos resultados dessa pesquisa. Palavras-Chave: Educação à Distância. Instituições Federais de Ensino Superior. Institucionalização;
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2568769 - ANA PAULA ROMAO DE SOUZA FERREIRA
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA