PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANA SIMOES BRASILEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANA SIMOES BRASILEIRO
DATA: 20/07/2016
LOCAL: Cedesp
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EXPANSÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E SEUS IMPACTOS SOBRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM CAMPINA GRANDE-PB
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior; Expansão; Financiamento; Público; Privado.
RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar as políticas públicas de expansão e financiamento do ensino superior e seus impactos sobre as instituições de ensino superior da cidade de Campina Grande-PB, no período de 2002 a 2014. Para melhor fundamentarmos nosso trabalho, partimos de um breve relato sobre as notáveis reformas da educação superior brasileira. Discutimos a perda de prioridade da universidade pública nas políticas educacionais e as principais repercussões da reforma do Estado para as políticas do ensino superior da década de 1990. Apontamos também que o lado mais visível das reformas é a mercantilização do conhecimento cientifico e discutimos as principais orientações dos organismos multilaterais para o referido nível de ensino. Num segundo momento, analisamos as políticas de expansão e financiamento, procuramos apreender as alterações que o Estado vem passando em consequência das propostas e projetos que se configuram pela minimização do seu papel e a diminuição de sua atuação no campo educacional, dando lugar à entrada de organizações de cunho privado. Logo após, abordamos alguns aspectos relacionados à expansão da educação superior no Brasil nas últimas décadas, com especial atenção para as políticas dos programas, Fies, ProUni e Reuni. Posteriormente, analisamos as políticas para o ensino superior, sob a ótica do público e do privado, bem como analisamos o redimensionamento dos conceitos destas categorias e buscamos compreender as estratégias de implementação e consolidação de tais transformações contemporâneas do capitalismo. Após esta contextualização, apresentamos a síntese dos resultados do impacto das políticas públicas de expansão e financiamento sobre as instituições de ensino superior da cidade de Campina Grande-PB. Para esta investigação optamos por desenvolver uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual adotamos a pesquisa bibliográfica, documental. Nesta perspectiva, buscamos focalizar a legislação educacional brasileira; obras de autores que têm contribuído para o debate acerca das políticas educacionais do ensino superior público e privado; bem como estatísticas concernentes a esse nível de ensino, no período de 2002 a 2014, buscando evidenciar as particularidades.
Interno - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR
Interno - 1071458 - PAULO FERNANDO DE MOURA BEZERRA CAVALCANTI FILHO