PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANO DE MOURA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANO DE MOURA RIBEIRO
DATA: 09/09/2016
LOCAL: cedesp, campus I, UFPB
TÍTULO: O PAPEL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA NO SISTEMA DE INOVAÇÃO PARAIBANO
PALAVRAS-CHAVES: sistemas de inovação, sistema de inovação paraibano; arranjos produtivos locais
RESUMO: No contexto atual, a inovação apresenta-se como o principal vetor de transformação do conhecimento científico em valoração econômica. Levando-se em consideração que o desenvolvimento econômico de países, regiões e cidades estão diretamente relacionados à promoção da inovação voltada para a melhoria da qualidade de vida da população, os sistemas de inovação possuem relevância estratégica para as políticas públicas do Estado. Nessa perspectiva, grande parte dos pesquisadores considera o Sistema de Inovação Brasileiro pouco eficiente e imaturo. No intuito de contribuir com o desenvolvimento do Sistema Estadual de Inovação e, consequentemente, com o desenvolvimento do Estado da Paraíba, as universidades apresentam-se como atores cujas peculiaridades são capazes de fomentar esse propósito. Nesse sentido, na intenção de contribuir efetivamente com a Universidade Federal da Paraíba e, por conseguinte, com o Sistema de Inovação do Estado da Paraíba, pretendemos responder ao seguinte problema de pesquisa: Como a estrutura e a organização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão relacionadas com o Sistema de Inovação Paraibano (SPI)? Para responder a essa questão, a presente pesquisa teve por objetivo Analisar a estrutura e a organização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) voltada às suas relações com Sistema de Inovação Paraibano (SIP). Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e, quanto ao método de investigação, como um estudo de caso. Para alcançarmos os resultados almejados, será utilizada a pesquisa documental, entrevista e aplicação de questionários, enquanto técnicas de coleta de dados. No que se refere à análise dos dados, será adotada a análise de conteúdo. Pretende-se, com este estudo, contribuir com as ações inerentes ao Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP – UFPB) e à Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA – UFPB) enquanto órgãos suplementares da Universidade Federal da Paraíba, no intuito de alavancar o papel de protagonismo voltado à promoção do desenvolvimento econômico e social local e regional inerente à instituição.
Interno - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR
Externo ao Programa - 2306564 - DANILO RAIMUNDO DE ARRUDA