PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA NOGUEIRA DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA NOGUEIRA DE CARVALHO
DATA: 19/07/2016
LOCAL: Centro de Educação - CE
TÍTULO:
PALAVRAS-CHAVES: Internacionalização, Ciência sem Fronteiras, IFPB
RESUMO: O debate sobre a internacionalização da educação superior tem ganhado relevância nos últimos anos. Um dos programas de maior destaque ofertado pelas Instituições de Ensino Superior do país é o Ciência sem Fronteiras, não apenas pelo alto investimento por parte do Governo Federal, como também pelo elevado número de estudantes que já foram beneficiados. Desta forma, a presente dissertação tem por objetivo avaliar o Programa Ciência sem Fronteiras como política pública de internacionalização da educação superior no IFPB. A proposta se efetiva através de um estudo de caso, a partir de entrevistas com os sujeitos diretamente envolvidos no programa: os discentes e o gestor, as quais possibilitaram resposta a questões que ampararam a análise do programa no âmbito institucional. O estudo também possibilita a reflexão sobre a internacionalização da educação superior no contexto de expansão dos Institutos Federais, bem como conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes no exterior; o perfil dos alunos do IFPB participantes do programa e a importância do mesmo para a formação profissional e tecnológica dos discentes do IFPB. O suporte teórico que fundamenta o estudo se dá através de conceitos como o de globalização e internacionalização como política pública e suas relações com a educação superior, bem como o surgimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e sua centenária evolução na Paraíba, cenário no qual o programa será estudado.
Presidente - 1516861 - RODRIGO FREIRE DE CARVALHO E SILVA
Interno - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES