PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: AMANDA SOUZA XAVIER DE LUNA

DISCENTE: AMANDA SOUZA XAVIER DE LUNA
DATA: 23/01/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DAS BIBLIOTECAS UNIVERSTIÁRIAS NO CONTEXTO DO PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL NA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Bibliotecas Universitárias. Políticas Públicas de Educação. Planejamento Institucional.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Planejamento Educacional
RESUMO: RESUMO A falta de parametros para avaliar o desempenho das Bibliotecas Universitarias a distanciam cada vez mais do cumprimento da sua funcao enquanto construtora do conhecimento no ambiente universitario e do seu funcionamento enquanto sistema integrado aos propositos do ensino superior. Ao aprofundar o estudo da problematica, foi percebido atraves da propria evolucao historica do ensino superior, das Politicas Publicas e principalmente das Bibliotecas Universitarias, que a raiz do “problema” encontra-se nesse processo, onde as Bibliotecas Universitarias, especialmente apos a Reforma Universitaria de 1968, foram reestruturadas de maneira centralizada dentro da Universidade, e contemplada de maneira superficial em todos os documentos que formam as bases de estrutura e funcionamento do ensino superior no Brasil. Diante da ausencia de instrumentos que fomentassem o desenvolvimento dessas Unidades a nivel nacional, a propria comunidade bibliotecaria toma a iniciativa de propor um Programa Nacional de Bibliotecas Universitarias, composto por 6 grandes areas, 12 diretrizes gerais e 46 acoes. O PNBU foi criado em 1986 e extinto em 1991, por falta de investimento no auge das politicas neoliberais no pais. Essa lacuna existente trouxe serios prejuizos para todas a Bibliotecas Universitarias brasileiras, especialmente no que diz respeito ao seu planejamento, que passou a nao possuir um instrumento que fosse capaz de coordenar, mediar e integrar seu planejamento, que passaram a o fazer de maneira individualizada e cada vez mais refem da administracao superior na qual estavam inseridas, principalmente as bibliotecas setoriais. Diante deste cenario, os Sistemas de Bibliotecas se tornam cada vez mais precarios, ineficientes quanto a promocao da sociedade do conhecimento e principalmente alheias ao Planejamento da propria Universidade, sendo meramente descritos quanto aos servicos e sua previsao orcamentaria, sem qualquer acao concreta que estimule seu desenvolvimento, que reflita na avaliacao das mesmas, e sobretudo no apoio ao ensino-aprendizagem da comunidade universitaria. A partir disso, o recorte do estudo dar-se-a no Sistema de Bibliotecas da UFPB, perpassando a historia do Ensino Superior no Brasil, a construcao das Bibliotecas Universitarias no contexto das Politicas Publicas de Educacao, sobretudo aos programas voltados para ela, resgatando a funcao mediadora da biblioteca na sociedade do conhecimento, para finalmente aprofundar as questoes acerca do planejamento institucional, tendo como base o PNBU. Palavras-Chave: Bibliotecas Universitarias. Politicas Publicas de Educacao. Planejamento Institucional.
Interno - 1071458 - PAULO FERNANDO DE MOURA BEZERRA CAVALCANTI FILHO
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA