PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: MERCIA FERREIRA DE ASSIS

DISCENTE: MERCIA FERREIRA DE ASSIS
DATA: 23/01/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A permanência e o êxito escolar dos estudantes: um estudo de caso no Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Permanência; Êxito Escolar; Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo maior analisar os fatores que favorecem ou prejudicam a permanencia e o exito escolar dos estudantes no Curso Tecnico em Enfermagem da Escola Tecnica de Saude da Universidade Federal da Paraiba, na perspectiva dos estudantes que permanecem, de seus professores e do gestor do curso. Alem desse, buscamos tambem: analisar as politicas publicas voltadas para a Educacao Profissional Tecnica de Nivel Medio no Brasil a partir da decada de 1990; caracterizar a Escola Tecnica de Saude, o Curso Tecnico em Enfermagem e seus indicadores de eficiencia academica; caracterizar o perfil socioeconomico e educacional do estudante que tem permanecido no Curso estudado e apresentar propostas de acoes visando a permanencia e o exito dos estudantes. Esse trabalho se constitui em um estudo de caso, no qual utilizamos para a interpretacao dos dados as categorias do modelo conceitual de performance escolar de Rumberger e Lim (2008). Na coleta dos dados, adotamos cinco instrumentos e envolvemos 66 sujeitos. Privilegiamos a abordagem qualitativa visto que adotamos a analise de conteudo apoiada em Bardin (2009) e em Minayo (2010). As conclusoes a que chegamos revelam que os aspectos favoraveis e prejudiciais a permanencia e ao exito estao, em sua maioria, classificados no fator Institucional, na categoria Escola. Portanto, passiveis de intervencao por parte da Escola. Ao final, apresentamos propostas de acoes, visando a permanencia e ao exito dos estudantes no Curso Tecnico em Enfermagem, referenciadas nas falas dos sujeitos que deram sua valorosa contribuicao nessa construcao.
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES