PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: JOSE ROBERTO DE SOUZA

DISCENTE: JOSE ROBERTO DE SOUZA
DATA: 20/02/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Contratações de bens, serviços e obras na Universidade Federal de Campina Grande e sustentabilidade ambiental.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras – Chave: Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade Ambiental. Contratações Públicas Sustentáveis.
ÁREA: Educação
RESUMO: As alteracoes climaticas verificadas nas ultimas decadas estao cada vez mais devastadoras e as evidencias cientificas alertam que sao provenientes da degradacao ambiental, imposta pela sociedade atual aos ecossistemas do planeta, cuja capacidade de provimento ja nao consegue atender a producao de bens e servicos necessarios ao bem-estar de todos. A responsabilidade pela busca do equilibrio entre a demanda e o consumo dos recursos naturais deve ser compartilhada entre o poder publico, as empresas e a sociedade em geral. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo analisar o orcamento e as formas de contratacao de bens, servicos e obras na Universidade Federal de Campina Grande para verificar em que proporcao atendem aos criterios de sustentabilidade ambiental, estabelecidos pela legislacao vigente, compreendendo o periodo de 2011 a 2015, bem como levantar a percepcao dos servidores sobre as contratacoes publicas sustentaveis. A pesquisa procura abordar a tematica do desenvolvimento sustentavel, da sustentabilidade ambiental e das contratacoes sustentaveis, tratando-se de um estudo de caso com metodo de procedimento indutivo. Quanto a finalidade a pesquisa e aplicada, sendo exploratoria e descritiva quanto aos objetivos. Trata-se tambem de uma pesquisa bibliografica e documental, bem como quantitativa e qualitativa. As informacoes sobre o orcamento foram acessadas a partir do Portal da Transparencia Publica e dos Relatorios de Gestao, disponiveis na pagina da Instituicao na internet. Os dados relativos as contratacoes de bens, servicos e obras, sustentaveis e nao sustentaveis, foram coletados no Portal de Compras do Governo Federal, sendo todos analisados e interpretados de acordo com os objetivos desta pesquisa. A percepcao dos servidores sobre as contratacoes sustentaveis foi investigada com a aplicacao de dois questionarios, sendo o primeiro aplicado na Pro-Reitoria de Administracao, onde sao formalizadas as contratacoes, e o segundo junto aos coordenadores administrativos das unidades academicas na condicao de solicitantes desses bens e servicos. Os dados coletados com a aplicacao dos questionarios foram descritos e interpretados com a utilizacao de tecnicas da estatistica descritiva, a exemplo da distribuicao de frequencias absolutas, percentagem, medias, desvio padrao e analise de correlacao para facilitar a compreensao e o entendimento dos resultados apresentados. A analise dos dados mostra que a participacao das contratacoes sustentaveis no total geral das contratacoes e inexpressiva, e que os servidores ainda dao pouca importancia as contratacoes sustentaveis como instrumentos de gestao publica e de preservacao do meio ambiente. A motivacao para a producao deste estudo visa o aprofundamento das reflexoes sobre a tematica das contratacoes publicas em beneficio do desenvolvimento sustentavel do pais em seus aspectos economico, social e ambiental.
Externo à Instituição - GESINALDO ATAIDE CANDIDO
Presidente - 330303 - IVAN TARGINO MOREIRA