PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ALYNE VICENTE DINIZ

DISCENTE: ALYNE VICENTE DINIZ
DATA: 13/02/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Cooperação Universidade-Empresa: um estudo sobre os resultados percebidos no Curso de Ciência da Computação/UFCG
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: O papel das universidades, cooperação U-E, Inovação ÁREA DE CONHECIMENTO DO TRABALHO FINAL: Políticas públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo estudar os resultados percebidos da cooperacao entre UFCG e empresas estatais e privadas na area de Ciencia da Computacao, atraves da avaliacao dos contratos e convenios firmados. O estudo procura identificar a evolucao das parcerias firmadas em termos de especificidades dos contratos, evolucao dos recursos, bem como a visao dos docentes sobre a efetivacao dos contratos. A cooperacao entre universidade-empresa pode ser entendida, assim, como um processo de intercambio que envolve a transferencia, compartilhamento e/ou transformacao do conhecimento, por meio do desenvolvimento de produtos e prestacao de servicos. O processo de cooperacao entre universidade empresa promove a relacao de diversos agentes, com objetivo de compartilhar conhecimento e, consequentemente, desenvolver relacoes necessarias ao alcance das motivacoes previamente estabelecidas. Esta dissertacao caracteriza-se quanto aos objetivos estabelecidos como uma pesquisa exploratoria e descritiva. Adotou como procedimento metodologico o estudo de caso, utilizando metodos quantitativos e qualitativos que envolvem tanto metodos de apreciacao documental quanto a aplicacao de um questionario como meios para coleta de dados. A analise destes procedimentos demonstram que as cooperacoes U-E intermediadas pelas fundacoes beneficiam um reduzido numero de cursos com uma grande variacao de tempo para finalizar as pesquisas e evidenciaram a importancia dos incentivos fiscais\legais para estimular a aproximacao entre universidades e o setor produtivo. As cooperacoes ocorrem prioritariamente com empresas privadas com uma grande oscilacao na participacao dos membros da comunidade academica e do numero de intermediacoes firmadas por ano. Os docentes indicaram que os projetos academicos em cooperacoes com firmas nao proporcionam, apenas, o acrescimo de recursos, mas tambem uma serie de consequencias beneficas que favorece tanto a comunidade academica como as empresas. Com isso, conclui-se que a universidade como um dos participantes dos subsistemas do sistema nacional de inovacao pode auxiliar no desempenho economico. PALAVRAS CHAVES: O papel das universidades, cooperacao U-E, Inovacao. AREA DE CONHECIMENTO DO TRABALHO FINAL: Politicas publicas, Gestao e Avaliacao da Educacao Superior.
Externo ao Programa - 2306564 - DANILO RAIMUNDO DE ARRUDA
Presidente - 330303 - IVAN TARGINO MOREIRA