PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: FABIANO DE MOURA RIBEIRO

DISCENTE: FABIANO DE MOURA RIBEIRO
DATA: 24/02/2017
LOCAL: cedesp, campus I, UFPB
TÍTULO: O PAPEL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA NO SISTEMA DE INOVAÇÃO PARAIBANO
PALAVRAS-CHAVES: sistemas de inovação, sistema de inovação paraibano; arranjos produtivos locais
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: No contexto atual, a inovacao apresenta-se como o principal vetor de transformacao do conhecimento cientifico em valoracao economica. Levando-se em consideracao que o desenvolvimento economico de paises, regioes e cidades estao diretamente relacionados a promocao da inovacao voltada para a melhoria da qualidade de vida da populacao, os sistemas de inovacao possuem relevancia estrategica para as politicas publicas do Estado. Nessa perspectiva, grande parte dos pesquisadores considera o Sistema de Inovacao Brasileiro pouco eficiente e imaturo. No intuito de contribuir com o desenvolvimento do Sistema Estadual de Inovacao e, consequentemente, com o desenvolvimento do Estado da Paraiba, as universidades apresentam-se como atores cujas peculiaridades sao capazes de fomentar esse proposito. Nesse sentido, na intencao de contribuir efetivamente com a Universidade Federal da Paraiba e, por conseguinte, com o Sistema de Inovacao do Estado da Paraiba, pretendemos responder ao seguinte problema de pesquisa: Como a estrutura e a organizacao da Universidade Federal da Paraiba (UFPB) estao relacionadas com o Sistema de Inovacao Paraibano (SPI)? Para responder a essa questao, a presente pesquisa teve por objetivo Analisar a estrutura e a organizacao da Universidade Federal da Paraiba (UFPB) voltada as suas relacoes com Sistema de Inovacao Paraibano (SIP). Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e, quanto ao metodo de investigacao, como um estudo de caso. Para alcancarmos os resultados almejados, sera utilizada a pesquisa documental, entrevista e aplicacao de questionarios, enquanto tecnicas de coleta de dados. No que se refere a analise dos dados, sera adotada a analise de conteudo. Pretende-se, com este estudo, contribuir com as acoes inerentes ao Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraiba (IDEP – UFPB) e a Agencia UFPB de Inovacao Tecnologica (INOVA – UFPB) enquanto orgaos suplementares da Universidade Federal da Paraiba, no intuito de alavancar o papel de protagonismo voltado a promocao do desenvolvimento economico e social local e regional inerente a instituicao.
Presidente - 1071458 - PAULO FERNANDO DE MOURA BEZERRA CAVALCANTI FILHO
Interno - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR