PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ISABELLA MEDEIROS LOPES RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELLA MEDEIROS LOPES RIBEIRO
DATA: 28/06/2017
HORA: 10:00
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Educação profissional; Pronatec; Avaliação de políticas públicas.
PÁGINAS: 167
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: A partir dos anos 2000, foi implantada uma serie de politicas publicas com vistas a melhoria da qualidade de vida da populacao mais pobre, desde acoes de carater compensatorio, a exemplo do Programa Bolsa Familia, ate outras que atuam por meio da inclusao produtiva e da insercao no mercado de trabalho, a exemplo do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnico e Emprego. Este trabalho tem, como perspectiva de analise, avaliar a implementacao do Pronatec, nos cursos FIC, no ambito do IFPB, visando, precipuamente, verificar se: a) este programa gerou amplas oportunidades de acesso ao ensino profissional na Paraiba; b) se a permanencia e a taxa de sucesso foram alcancadas em patamares adequados; c) se o investimento publico foi suficiente e bem utilizado para consecucao dos seus fins. A analise deste trabalho se fundamenta em uma perspectiva de cunho qualitativo, analitico-descritivo, com base no metodo historico. Para fins dos objetivos que nos propusemos na realizacao deste estudo, apontamos, inicialmente, o carater contraditorio e ambiguo da relacao Estado, Sociedade e Educacao quanto ao processo de formacao da forca de trabalho, notadamente num contexto de apropriacao do mais-valor (Marx e Engels, 1999), e o papel das instituicoes publicas nesse processo. A narrativa da pesquisa se deu por meio de uma contextualizacao historica da educacao profissional (SAVIANI,1994, 2007) e da conjuntura politica, economica e educacional, buscando-se avaliar como se deu a implementacao o Pronatec no IFPB. Foram coletados, junto ao Sistec, dados que nos permitiram analisar o desempenho do programa, de modo a cotejar os resultados alcancados sob a observancia dos principios da eficiencia, da eficacia e da efetividade, bem como verificar quais os resultados alcancados pelo IFPB em termos de acesso, permanencia e continuidade do programa.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Externo ao Programa - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO