PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HERANIR FERNANDES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERANIR FERNANDES DE OLIVEIRA
DATA: 20/07/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Educação e Ressocialização: O desafio da oferta de formação profissional e tecnológica para adolescentes privadas de liberdade através do Pronatec do IFPB e sua inserção no mercado de trabalho
PALAVRAS-CHAVES: Pronatec. Adolescentes. Medidas socioeducativas. Ressocialização.
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo analisar as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ofertado pelo Instituto Federal da Paraíba, que visam a ressocialização e a inserção de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Casa Educativa das Mulheres junto ao mercado de trabalho na cidade de João Pessoa. O período analisado será entre os anos de 2012 a 2014. O Pronatec foi criado em 2011 pelo Ministério da Educação com o objetivo de fomentar a formação para o trabalho, e evidenciar o fortalecimento da relação entre educação e as demandas do mercado de trabalho. O programa oferece cursos de pequena duração a vários públicos, um deles é direcionado ao sistema prisional. Esta pesquisa pretende identificar como o IFPB na condução dessa política pública tem promovido o acesso das adolescentes privadas de liberdade ao mercado de trabalho local. Este estudo ancorou-se em referências que tratam do contexto histórico da Educação Profissional (MANFREDI, 2002) e Qualificação Profissional no Brasil (ANDRADE E ELOY, 2016) situando o Pronatec como política pública neste cenário; de questões relativas à ressocialização no sistema prisional (MOREIRA,2007; BARATTA,2011) e a inclusão social (VEIGA-NETO E LOPES, 2007).Para darmos conta desta problemática esta pesquisa de cunho bibliográfico e documental, utilizará o método de abordagem dialético com paradigma histórico e enfoque qualitativo. Resultados e conclusões em andamento.
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES