PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO DE SOUSA BANDEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO DE SOUSA BANDEIRA
DATA: 08/08/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS E RENOVÁVEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA NO PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Internacionalização, educação superior, mobilidade estudantil, Ciências sem Fronteiras.
RESUMO: O processo de internacionalização da educação superior é uma realidade atual e propaga-se em diversos países em todo mundo. O fluxo estudantil entre as nações centrais e periféricas é crescente e a tendência é aumentar cada vez mais, a produção, a difusão do conhecimento científico e tecnológico são fatores primordiais para os países ocuparem posição de destaque no cenário econômico mundial. Nesse contexto as universidades americanas, asiáticas e europeias se destacam como instituições receptoras de estudantes do mais diversos lugares do mundo, são instituições que possuem nível excelência no cenário universitário mundial. A mobilidade estudantil internacional no Brasil passou a ser uma política pública, onde o governo brasileiro diante da necessidade de melhorar a formação dos profissionais em nível de graduação e pós-graduação do nosso país, cria em 2011 o Programa Ciências sem Fronteiras com o objetivo de melhorar internacionalmente a condição do Brasil no que diz respeito à CT&I e, para isso, priorizou o fortalecimento da indústria e da pesquisa por meio da capacitação de recursos humanos qualificados, especificamente nas áreas estratégicas, visando ao crescimento econômico, político e social do País. O objetivo da pesquisa será avaliar a contribuição que o Programa Ciências sem Fronteiras poderá ofertar na formação profissional dos estudantes do curso de Engenharia Elétrica da UFPB. Analisar os pontos fortes do programa CsF, seus problemas e limitações vivenciados pelos alunos ao final do intercâmbio estudantil, propor sugestões de melhoria a serem apontadas no resultado dessa pesquisa. O método a ser utilizado na pesquisa será um estudo baseado em pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, a fim de atingir os objetivos em questão. Outra ferramenta de pesquisa a ser utilizada será o levantamento bibliográfico e a análise documental. A pesquisa vai trabalhar com o estudo de caso que será aplicada junto a PROPESQ, Coordenação do curso e aos estudantes egressos do Programa Ciências sem Fronteiras do curso de Engenharia Elétrica da UFPB. Assim, serão aplicados questionários com perguntas abertas aos pesquisados. Os roteiros dos questionários serão planejados para atender cada um dos objetivos específicos do trabalho, garantindo anonimato aos participantes.
Presidente - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES