PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA REGINA DA SILVA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA REGINA DA SILVA RIBEIRO
DATA: 15/08/2017
LOCAL: SALA 01 SEDESP
TÍTULO: A percepção da gestão universitária acerca do sistema de biblioteca da Universidade Federal da Paraíba: um estudo dos resultados da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior no contexto do Programa de Reestruturação e Expansão da universidades federais
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação; Sinaes, Biblioteca Universitária
RESUMO: Buscando contribuir na melhoria do Ensino Superior e servir como mecanismo de avaliação do ensino-aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES), foi criado em 14 de abril de 2004, por intermédio da Lei nº 10.861, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que se apresenta como um sistema regulatório que demarca indicadores de qualidade do Ensino Superior no Brasil. Neste estudo, explora-se, especificamente, o campo de pesquisa das políticas públicas de educação voltadas para avaliação de qualidade do Ensino Superior, tendo como instrumento de pesquisa o Sinaes, e centralizando o eixo da pesquisa no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (SIBI-UFPB). Para isso, utiliza-se o recorte de tempo o período do Reuni (2008 – 2012), tendo em vista que houve consideráveis investimentos direcionados para as universidades públicas. Parte-se do pressuposto de que, com o aumento desses investimentos, as bibliotecas universitárias também tenham sido beneficiadas com esse plano de expansão do Ensino Superior público. Ademais, verifica-se que a Biblioteca Universitária (BU) está integrada como um dos requisitos para qualidade referente ao processo de avaliação das IES. A avaliação pode servir a vários interesses, desde o fornecimento de informações aos grupos interessados acreditação, ranqueamento, accountability, bem como garantir o controle e a melhoria da qualidade das instituições de Ensino Superior. Este estudo tem como objetivo Investigar como os resultados do Sinaes, com relação à avaliação dos cursos de graduação, podem contribuir para mudar a percepção da gestão universitária a cerca do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (SIBI-UFPB). A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, tendo em vista que se propõe estudar o Sistema de Bibliotecas da UFPB, de acordo com os resultados de avaliações do Sinaes, obtidos por alguns cursos de graduação criados a partir do Programa Reuni.
Presidente - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA